Frederico Varandas absolvido de difamação a Pinto da Costa | OneFootball

Frederico Varandas absolvido de difamação a Pinto da Costa | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: DOMINIODEBOLA

DOMINIODEBOLA

·15 luglio 2025

Frederico Varandas absolvido de difamação a Pinto da Costa

Immagine dell'articolo:Frederico Varandas absolvido de difamação a Pinto da Costa

Frederico Varandas, presidente do Sporting, foi esta terça-feira absolvido pelo Tribunal Local Criminal de Lisboa do crime de difamação a Pinto da Costa, antigo presidente do FC Porto, por declarações proferidas em 2022.

Em causa estava a afirmação de Varandas, que classificou Pinto da Costa como “corruptor ativo”. No entendimento do tribunal, o líder leonino atuou no exercício da liberdade de expressão, não se verificando, por isso, qualquer crime.


OneFootball Video


Este processo surge após outro, com origem no Porto, relativo a declarações de 2020, nas quais Varandas chamou “bandido” ao ex-dirigente portista. Nesse caso, o atual presidente do Sporting foi condenado ao pagamento de 12.200 euros, dos quais 7.200 euros correspondem a multa por difamação, e os restantes 5.000 euros a título de indemnização aos herdeiros de Pinto da Costa.

Em 2022, ao comentar a primeira condenação, Varandas reformulou as suas palavras:

“Jamais alguém pretende ofender alguém quando se diz a verdade. Apenas disse a verdade, a verdade não ofende. Mas, se quiserem trocar a palavra, posso trocar ‘bandido’ por ‘corruptor ativo’, é mais elegante.”

Pinto da Costa faleceu a 15 de fevereiro de 2025, aos 86 anos.

Visualizza l' imprint del creator