Zerozero
·16 dicembre 2025
Gigi Donnarumma eleito o Melhor Guarda-Redes da FIFA de 2025

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·16 dicembre 2025

Gianluigi Donnarumma foi nomeado o Melhor Guarda-Redes Masculino da FIFA de 2025, após uma temporada excepcional a nível de clube e seleção.
O internacional italiano do Manchester Cityconquistou o prémio após um período de 12 meses marcado principalmente pelas suas atuações com o Paris Saint-Germain, antes de se transferir para Inglaterra.
O jogador de 26 anos desempenhou um papel crucial no sucesso do PSG, ajudando o clube a garantir o título da Ligue 1, bem como vitórias na Coupe de France e no Trophée des Champions. A sua influência também foi sentida no palco europeu, onde foi instrumental na histórica conquista da UEFA Champions League pelo PSG.
O Nº 25 do City foi selecionado à frente de Alisson Becker do Liverpool, Thibaut Courtois, do Real Madrid, Emiliano Martínez, do Aston Villa, Manuel Neuer, do Bayern Munich, David Raya, do Arsenal, Yann Sommer, do Inter, e Wojciech Szczesny, do Barcelona.
Além disso, a internacional inglesa Hannah Hampton foi premiada como a Melhor Guarda-Redes Feminina da FIFA, após um ano de destaque com o Chelsea e a seleção nacional.
A jogadora de 25 anos foi titular em todos os jogos da Women's Super League, com o Chelsea a terminar invicto e a conquistar o título, mantendo 13 jogos sem sofrer golos para ganhar a Luva de Ouro. Ela também desempenhou um papel importante no sucesso do clube na Women's League Cup e na Women's FA Cup, completando o triplete.
Essas atuações valeram a Hampton um lugar na seleção da Inglaterra de Sarina Wiegman para o Campeonato Europeu, onde se estabeleceu como guarda-redes titular. Ela foi titular em todos os jogos à medida que as Lionesses avançaram da fase de grupos, venceram a Suécia nos pênaltis nos quartos-de-final e derrotaram a Itália após prolongamento nas semi-finais.
A final contra a Espanha terminou 1-1 após o prolongamento e foi decidida nos pênaltis, com Hampton a fazer defesas cruciais enquanto a Inglaterra reteve o título europeu, culminando a temporada com um reconhecimento individual da FIFA.









































