Zerozero
·30 luglio 2025
Gil Vicente <i>esfrega as mãos</i> com venda de Lino ao Flamengo: saiba quanto vão receber os galos

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·30 luglio 2025
Segunda venda mais cara da história do Gil Vicente aquando da transferência para o Atlético de Madrid, Samuel Lino vai rechear ainda mais os cofres dos gilistas. Adquirido por 22 milhões de euros pelo Flamengo aos colchoneros, o extremo/ala brasileiro deixa mais 4,4 milhões de euros na conta bancária dos galos. Confuso? Passemos a explicar.
Ora, vendido por 6,5 milhões de euros em 2023, desde cedo se soube que o emblema minhoto havia reservado 20 por cento do passe do jogador, que agora é transformada no montante acima referido.
Contas feitas, Lino passa a ser o jogador que mais dinheiro rendeu ao Gil Vicente. Ainda que em dois timings distintos [6,5+4,4], o clube barcelense angariou um total de 10,9 milhões de euros por um jogador que chegou ao Baixo Minho no verão de 2019, como um perfeito desconhecido.
Proveniente do modesto São Bernardo - Paulista A2 -, Samuel Lino ajudou o Gil Vicente a fixar-se na I Liga ao mesmo tempo que começava uma adaptação notável ao futebol português pelas mãos de Vítor Oliveira.
Seguiu-se uma segunda época em crescendo e uma terceira de explosão, onde, a par de Fran Navarro, acabou por ser a estrela maior de uma equipa que carimbou a primeira presença nas provas europeias com um brilhante 5º lugar alcançado em 2021/22.
Ao todo e no somatório de três temporadas, Lino chegou ao centenário de jogos pelos galos - 101 -, tendo anotado 27 golos e seis assistências.
Mas não é apenas pelos 20 por cento que reservou que o Gil Vicente vai amealhar uma verba importante.
Chegado a Barcelos em 2019, ainda com 19 anos, Samuel Lino cumpriu três temporadas de galo ao peito até ter completadas 23 primaveras, precisamente, a fasquia etária máxima abrangida pelo mecanismo de solidariedade da FIFA.
Ora, tendo em conta que o valor por cada época entre os 16 e os 23 anos equivale a 0,5 por cento do valor da transferência, os galos vão assim receber 330 mil euros respeitantes a 1,5 pontos percentuais dos 22 milhões do negócio entre Mengão e rojiblancos.
Variantes somadas e o Gil Vicente vai arrecadar um total de 11.230.000 euros (onze milhões e duzentos e trinta mil euros):