Zerozero
·28 luglio 2026
Great Scott #385: Único português a marcar 5 golos ao Ajax em 90 minutos?

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·28 luglio 2026

Vencedor da edição anterior do famoso Torneio de Paris, em 1979, com duas vitórias sem sofrer golos sobre a seleção olímpica do Brasil (2-0) e o Estrela Vermelha (4-0), o Benfica volta a receber o convite da organização, agora para defender o título.
O cartaz reúne PSG (anfitrião), Standard Liège mais Ajax e é precisamente o clube holandês a sofrer com a eficácia de Nené. Na discussão pelo terceiro lugar, o avançado marca todos os golos da vitória. Quantos? Cinco, nada mais nada menos. Quem os vê? Emigrantes, sobretudo. O L'Équipe fala em 25 mil portugueses nas bancadas do Parque dos Príncipes a puxar pelo Benfica e, claro, por Nené. O goleador faz dois na primeira parte e quatro na segunda.
Dois mais quatro igual a seis. Certo, Nené marca seis golos, o último deles é anulado pelo árbitro. «Injustamente anulado», desabafa. «O Ajax optou por jogar com a lei do off-side e eu, que sempre fui rápido, adaptei-me bem a esse sistema. Bastava um companheiro meter bem a bola para as costas da defesa adiantada e lá ia eu sozinho a caminho da grande área»







































