oGol.com.br
·24 luglio 2025
Grêmio não reage contra o Alianza Lima e está eliminado da Sul-Americana

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·24 luglio 2025
O Grêmio está eliminado da Copa Sul-Americana. O Tricolor entrou em campo nesta quarta-feira, 23, em casa, contra o Alianza Lima depois de perder por 2 a 0 no jogo de ida. Ate ensaiou uma reação e pressionou até o fim, mas acabou mesmo foi com um empate em 1 a 1, resultando na queda ainda na fase de playoff.
Em situação complicada após a derrota no Peru, o Grêmio precisou buscar a pressão no ataque desde os primeiros minutos. Já aos 3, Braithwaite recebeu na área pela esquerda, fez o corte, mas chutou em cima da marcação. Colocar o goleiro do Alianza Lima para trabalhar só aconteceu aos 11, quando Marlon arriscou direto em cobrança de falta lateral, mas Viscarra foi bem no lance.
Para surpresa do Grêmio, o Alianza Lima não se restringiu a ficar na defesa e competiu pela posse de bola a todo instante. Além de não ter o total controle da partida, o Tricolor Gaúcho ainda foi extremamente improdutivo, sem aproveitar os espaços e acumulando erros no último terço. Aos 25, Volpi ainda brilhou ao defender chute de Guerrero, mas o lance seria anulado pela saída da bola.
O jogo seguiu com muitos cruzamentos dos dois lados e nenhuma finalização realmente perigosa. O Grêmio só voltou a finalizar aos 36, quando Alyson carregou para o meio, bateu cruzado e a bola foi pela linha de fundo após desvio na zaga. Aos 38, Gustavo Martins ganhou na área, fez o pivô e Braithwaite acabou chutando mascado.
O Alianza Lima conseguiu assustar o Grêmio em finalizações de fora da área, mas ainda sem acertar o alvo. Do outro lado, o Tricolor Gaúcho seguiu apostando na bola longa e nos cruzamentos nada produtivos. O apito final do primeiro tempo foi acompanhado por vaias da torcida.
O Grêmio voltou para o segundo tempo disposto a atacar. O time gaúcho teve a bola, rondou a área e seguiu com muitos cruzamentos para o meio da área. A bola parada então apareceu como alternativa para o Tricolor buscar uma reação. Aos 11, Marlon cobrou escanteio e Gustavo Martins foi fatal na cabeçada para estufar a rede e abrir o placar.
O gol animou o Grêmio, que passou a ter total controle da partida, maior posse de bola e ocupação do campo de ataque. Aos 15, Braithwaite carregou da esquerda para o meio, bateu cruzado e o goleiro mandou para fora. Aos 21, após novo escanteio cobrado por Marlon, André Henrique conseguiu o desvio na primeira trave e a bola passou perto.
O Alianza Lima quase complicou ainda mais a vida gremista em contra-ataque que terminou com Quevedo invadindo a área sozinho e batendo cruzado. Volpi se esticou e fez uma grande defesa. O Grêmio seguiu sua pressão e quase marcou o segundo aos 30, quando Braithwaite fez boa tabela pelo meio e depois acionou André Henrique, que bateu cruzado e viu a bola bater na trave antes de sair.
O Grêmio pressionou e perdeu uma chance clara aos 37, quando Braithwaite ganhou dividida na pequena área, bateu e parou em defesa incrível de Viscarra. Aos 40, André Henrique dominou na área após ajeitada, girou e mandou por cima. O Alianza Lima ainda perdeu Zambrano expulso e sobreviveu ao enorme sufoco. Ainda nos acréscimos, aos 51, empatou com o veterano Barcos, que recebeu em contra-ataque e deu um toque por cima de Volpi. Tricolor Gaúcho eliminado.