MaisQueUmJogo - MQJ
·5 gennaio 2025
In partnership with
Yahoo sportsMaisQueUmJogo - MQJ
·5 gennaio 2025
A janela de transferências no futebol brasileiro está aberta e os clubes estão se movimentando para reforçar o elenco visando o início da temporada de 2025. Dessa forma, o MQJ Memória vai trazer algumas das maiores contratações no Brasil há 10 anos atrás.
Curiosamente, o clube que mais aparece movimentando o mercado há 10 anos atrás, é quem mais está agitando a janela de transferências atualmente: o Cruzeiro.
Everton Ribeiro foi a maior transação na janela de 2015 (Photo by Felipe Oliveira/Getty Images/onefootball)
No entanto, naquela época foram três saídas e uma chegada. Já em 2025, são pelo menos três contratações ‘de peso’: Gabigol, que estava no Flamengo, Dudu, ex-Palmeiras e Fagner, que defendia o Corinthians.
Entre as maiores transações no futebol brasileiro naquela época, portanto, algumas foram por empréstimo e outras foram sem custo.
1- Everton Ribeiro – Cruzeiro para o Al Ahli (15 milhões de euros) 2- Leandro Damião – Santos para o Cruzeiro (empréstimo, mas com valor de mercado na época maior que Ricardo Goulart) 3- Ricardo Goulart – Cruzeiro para 0 GZ Evergrande (15 milhões de euros) 4- Lucas Silva – Cruzeiro para o Real Madrid (13 milhões de euros) 5- Matheus Dória – Marselha para o São Paulo (empréstimo) 6- Arouca – Santos para o Palmeiras (sem custo) 7- Cleiton Xavier – Metalist Kharkiv para o Palmeiras (sem custo) 8- Diego Tardelli – Atlético Mineiro para o Shandong (5,50 milhões de euros) 9- Nilton – Cruzeiro para o Internacional (1,25 milhões de euros) 10- Rhodolfo – São Paulo para o Grêmio (sem custo)
Vale ressaltar que atualmente esses valores ficam longe de serem as maiores contratações no Brasil. Aliás, nesta janela, até o momento a maior transação foi a contratação de Paulinho, que atuava pelo Atlético Mineiro para o Palmeiras. O negócio foi de 18 milhões de euros, ou seja, cerca de R$ 115 milhões na cotação atual ao Galo e a transferência de dois atletas do Verdão ao clube mineiro: Patrick e Gabriel Menino.