Jogada10
·14 novembre 2025
Honduras perde, e Grupo C da Concacaf segue embolado

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·14 novembre 2025

Em jogo pela quinta e penúltima rodada do grupo C das Eliminatórias da Concacaf para a Copa, a Nicarágua venceu Honduras por 2 a 0. O jogo, que terminou na madrugada desta sexta-feira, 14/11, foi no Estádio Nacional de Manágua, na capital dos nicaraguenses. Na lanterna e com chances mínimas de classificação, a seleção da casa fez seu melhor jogo na competição. Mas venceu e não levou. Como o Haiti triunfou diante da Costa Rica (1 a 0), o time não chega no G2. Assim, evitou que Honduras, que tinha chance de carimbar a vaga para o Mundial em caso de vitória e empate no jogo do Haiti, fizesse a festa. Hernández marcou no primeiro tempo e Moreno ampliou na etapa final.
Apesar da derrota, Honduras segue na liderança do Grupo C, com 8 pontos e saldo de 3 gols. Mas o Haiti está em seu encalço: os haitianos chegaram aos 8 pontos, com saldo de 1 gol. A Costa Rica ocupa o terceiro lugar, com 6 pontos, seguida pela Nicarágua, com 4. Restando apenas uma rodada, a Nicarágua já está eliminada e nem mesmo pode sonhar com uma vaga no G2, que leva à repescagem. Na última rodada, 18/11, Honduras recebe a Costa Rica, enquanto o Haiti enfrenta a Nicarágua.

Barrera (de azul) domina a bola para a seleção da Nicarágua na vitória sobre Honduras – Foto: Divulgação / FNF
A fase final da Concacaf reúne 12 seleções, divididas em três grupos de quatro. Cada time joga em turno e returno dentro do grupo. Ao fim de seis rodadas, as três líderes de cada grupo se classificam para a Copa do Mundo de 2026. Mas os dois melhores terceiros colocados avançam para a repescagem intercontinental.
No Grupo A, Suriname e Panamá lideram com 9 pontos, brigando pelas duas vagas. Guatemala e El Salvador já estão eliminados. No Grupo B, Curaçao dispara na frente com 11 pontos, enquanto a Jamaica soma 8. Mas Trinidad e Tobago e Bermudas (que sofreu uma goleada de 7 a 0 para Curaçao) estão fora da disputa.
Honduras fez um péssimo primeiro tempo. Para quem poderia garantir vaga na Copa das Sevens como lanterninha, o time ficou fechado na defesa e sofreu bastante. Para se ter uma ideia, antes do quinto minuto, a Nicarágua, que atuou com três zagueiros, teve três chances claras com o ala-direita Quijano, o apoiador Moreno e o ala-esquerda Artega. Tomando um lance por acaso, quando Quioto recebeu um lançamento livre na área e chutou por cima, os hondurenhos viam os rivais dominarem em campo e chegarem ao gol aos 23 minutos, quando Moreno tocou para Hernández, livre pela esquerda, entrar na área e chutar cruzado para abrir o placar.
Precisando vencer para manter a mínima chance de terminar em segundo lugar e buscar ficar entre os dois melhores segundos colocados, a Nicarágua, animada com o apoio da torcida, seguiu pressionando e perdeu mais duas boas oportunidades. No fim, um lance fortuito: quando o zagueiro nicaraguense Velázquez tentou afastar a bola, ela bateu no atacante Palma, quase enganando o goleiro López. Os hondurenhos não conseguiram reagir.
No segundo tempo, a Nicarágua ficou mais recuada, o que deu espaços para Honduras. Mas o time visitante tinha má qualidade na finaliação. Já a Nicarágua na primeira vez que foi ao ataque, marcou. Isso aos 35 minutos. Najar (único jogafor de Honduras que participou da seleção na Copa de 2014) falhou feio perdendo a bola na entrada da área. Artega rolou para Moreno ampliar.
Palma e Ramírez
No outro jogo do grupo, o Haiti recebeu a Costa Rica, que ainda conta como veterano Keylor Navas (ex-Real Madrid e PSG) no gol, por 1 a 0. O gol foi de Frantzdy Pierrot, jogador do AEK da Grécia. Mas o herói foi Placide, goleiro do Bastia, que fechou o gol. Apesar de ser o mandante, o Haiti manda seus jogos no Estádio Ergilio Hato, que fica em Curaçao, já que o país segue em guerra civil e sem segurança para hospedar jogos. O Haiti também conta com o zagueiro Ade, da LDU de Quito, e um dos melhores jogadores em ação na América do Sul.
Quinta-feira (13/11) Suriname 4×0 El Salvador (Grupo A) Guatemala 2×3 Panamá (Grupo A) Trinidad e Tobago 1×1 Jamaica (Grupo B) Bermudas 0x7 Curaçao (Grupo B) Nicarágua 2×0 Honduras (Grupo C) Haiti 1×0 Costa Rica (Grupo C)









































