
Central do Timão
·10 ottobre 2025
Ídolo do Corinthians é homenageado e recebe prêmio em solenidade na Câmara de São Paulo

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·10 ottobre 2025
Na noite da última quinta-feira (9), Wladimir Rodrigues dos Santos, ídolo e jogador que mais vezes vestiu a camisa do Corinthians, foi homenageado no Plenário 1º de Maio da Câmara Municipal de São Paulo com o Prêmio ABIME Saúde. A cerimônia, presidida pela vereadora Edir Sales (PSD), reconheceu sua trajetória no esporte e sua contribuição para o bem-estar da população.
O Prêmio ABIME Saúde e Esporte foi criado para valorizar médicos, pesquisadores, gestores, jornalistas e atletas que, por meio de suas atividades, promovem qualidade de vida e saúde à sociedade. Em suas redes sociais, Wladimir comemorou a premiação:
Wladimir (ao centro) com a família durante a solenidade na Câmara Municipal de São Paulo. Foto: Reprodução
“O maior orgulho da vida é receber um prêmio junto da família e saber que pude contribuir no desenvolvimento do esporte e educação, em vida. Obrigado.”
Vindo das categorias de base do Corinthians, Wladimir começou a chamar atenção em 1972 durante uma excursão do clube pela Europa, consolidando-se no time principal apenas em 1973. Ao longo de sua trajetória, participou de momentos históricos do clube, como o título paulista de 1977 – lembrado pelo lance emblemático em que sua cabeçada foi salva em cima da linha pelo zagueiro da Ponte Preta –, o Campeonato Paulista de 1979 e o bicampeonato de 1982 e 1983.
Ao lado de Sócrates e Casagrande, Wladimir também foi um dos pilares da Democracia Corinthiana, movimento que transformou o clube em símbolo de participação, liberdade e cidadania durante o período final da ditadura militar no Brasil. Reconhecido por sua raça, liderança, técnica e dedicação, Wladimir disputou ao todo 806 partidas com a camisa alvinegra, incluindo 268 jogos pelo Campeonato Brasileiro, recorde absoluto da história do clube.
Depois de encerrar a carreira, atuou em funções administrativas e políticas. Em 2009, aceitou o convite para ser Secretário de Esportes de São Sebastião (SP), cargo que ocupou por quatro anos. Posteriormente, assumiu a direção do Complexo do Pacaembu, contribuindo para a gestão e valorização do esporte na cidade.
O diploma de menção honrosa entregue a Wladimir destaca sua contribuição ao esporte e exalta o legado de um dos maiores ídolos do Corinthians, cuja trajetória dentro e fora de campo continua a inspirar torcedores e atletas em todo o país.
Foto: Reprodução
Veja mais:
Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!