Zerozero
·22 ottobre 2025
Irmão de Rafael Leão é talismã na vitória do Sporting sobre o Marseille

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·22 ottobre 2025
A equipa Sub-19 do Sporting venceu a congénere do Marseille por 2-1, em jogo a contar para terceira jornada da fase de liga da UEFA Youth League. Os leões foram mais fortes que o adversário e selaram o jogo, no segundo tempo, à boleia do golo decisivo de Paulo Simão, irmão de Rafael Leão.
Os verde e brancos entraram melhor na partida e inauguraram o marcador logo ao minuto 11. Ivanildo Mendes recuperou a bola a meio-campo e isolou Flávio Gonçalves na cara de Cheik Diarra que não perdoou.
Apesar do golo, o Sporting continuou por cima do adversário e explorava o espaço nas costas da defesa francesa com bola longas. Os forasteiros mantinham dificuldades na posse de bola, dependendo muito da capacidade técnica de Milan Leccese para ligar o seu jogo ofensivo, mas sem criar perigo.
No final do primeiro tempo, os leões tiveram a oportunidade de aumentar a vantagem pelos pés de Rafael Camacho que, dentro da área, atirou ao poste direito, após cruzamento de Chris Grombahi.
Sem conseguir duplicar a vantagem, os anfitriões pagaram a fatura no início da segunda parte, com o crescimento dos franceses.
Ao intervalo, o treinador do Marseille retirou Milan Leccese - melhor unidade dos gauleses no primeiro tempo - e, de forma surpreendente, a equipa regressou com uma objetividade atacante, nunca antes vista no desafio, chegando ao golo quase de imediato.
Darryl Bakola teve incursão pelo corredor central e tabelou com Max Corbon, para aparecer na pequena área, onde não tremeu frente a Miguel Gouveia e empatou a partida.
Depois do tento da igualdade o ritmo do jogo arrefeceu, com o conjunto forasteiro a parecer satisfeito com o empate. Contudo, as mexidas efetuadas por ambos os treinadores alteraram esta conjuntura.
A um quarto de hora do final, Antoine Valero, acabado de entrar, aproveitou uma defesa incompleta do guardião da casa e antecipou-se aos adversários. No entanto, viu o seu remate cortado em cima da linha de golo pelo capitão leonino, Eduardo Felicíssimo.
Quando a divisão de pontos já parecia o resultado mais provável, Paulo Simão, no primeiro toque na bola, colocou o Sporting na frente novamente. O irmão de Rafael Leão saltou mais alto que toda a gente e foi o primeiro a responder à bola enviada à trave por Daniel Costa, com quem entrara em campo há somente três minutos.
A cinco minutos do fim, Gabriel Silva recebeu ordem de expulsão, por segundo amarelo, e complicou a vida aos da casa. Porém, os verde e brancos fecharam-se a sete chaves e conseguiram defender a vantagem.
Com esta vitória, o Sporting soma sete pontos, e continua invicto na competição. Já o Marseille sofreu a terceira derrota consecutiva e tem, até ao momento, zero pontos conquistados.
O juíz Patrik Kolaric teve decisões sempre acertadas, apesar de um jogo marcado por vários duelos. A expulsão de Gabriel Silva, por acumulação de amarelos, é ajustada.
Onze do Sporting:
Miguel Gouveia, Salvador Blopa, Lucas Taibo, Afonso Lee, Eduardo Felicíssimo, Zaïd Bafdili, Rafael Camacho, Ivanildo Mendes, Chris Grombahi, Flávio Gonçalves, Gabriel Silva
Onze do Marseille:
Cheik Diarra, Kelyann Bezahaf, Mohamed Baradji , Rayan Ouro-Bang, Anis Doubal, Max Corbon, Milan Leccese, Tadjidine Mmadi, Keyliane Abdallah, Ugo El Kadmiri , Darryl Bakola
1':
Começou a partida
7':
Jogo equilibrado até ao momento.
11':
GOLO Sporting! Flávio Gonçalves marca
Flávio Gonçalves marca o seu 3º golo na prova (3 jogos)
Recuperação de bola de Ivanildo no meio-campo e de seguida isola Flávio Gonçalves, que não perdoa à frente do guarda-redes.
20':
Sporting: Gabriel Silva
recebe na área francesa e atira cruzado para defesa de Diarra com as pernas.
22':
Os leões continuam por cima depois do golo marcado. Marseille pouco confortável com a bola.
25':
Marseille: Tadjidine Mmadi
deixa a bola passar por baixo do pé, após cruzamento da direita que o deixou em grande posição.
31':
Marseille com dificuldades em ligar o jogo. O Sporting vai apostando em bolas longas para aproveitar o espaço nas costas da defesa adversária.
45 +1':
Sporting: Rafael Camacho
atira ao poste, após cruzamento de Grombahi depois de um grande trabalho na direita.
Intervalo:
Sporting por cima do jogo, com o resultado a ser escasso face à produção ofensiva dos leões. Sempre mais perigosa que o adversário, a equipa da casa está a justificar o favoritismo. Quanto ao Marseille, pode sentir alívio por ir para os balneários com desvantagem de apenas um golo.
47':
GOLO Marseille! Darryl Bakola marca
Darryl Bakola marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
Bakola tabela com Max Corbon e finaliza de pé esquerdo dentro da área. A bola passa meio das pernas de Miguel Gouveia, mas não havia muito a fazer por parte do guardião face ao remate à queima-roupa
55':
A equipa francesa entra melhor no segundo tempo. Em contrapartida, os leões atravessam o período mais delicado do jogo.
61':
Marseille voltou do intervalo com outra atitude e passou a estar por cima no encontro. O Sporting, ao contrário da primeira parte. está com difculdades nos duelos.
75':
Marseille: Antoine Valero
vê o seu remate, numa recarga após defesa icompleta de Miguel Gouveia, cortado em cima da linha por Felicíssimo.
81':
GOLO Sporting! Paulo Simão marca
Paulo Simão marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
Daniel Costa cabeceia à barra e, de seguida, Paulo Simão aparece para a oportuna recarga num belo movimento na pequena área do Marseille. Os leões voltam a estar por cima do marcador.
84':
Cartão vermelho para Gabriel Silva (Sporting)
Gabriel Silva vê o seu 1º vermelho na prova (2 jogos)
90 +4':
Marseille: Mohamed Baradji
cabeceia no coração da área do Sporting e só uma defesa de belo nível de Miguel Gouveia impede o empate
Fim de Jogo:
O árbitro apita para o final da partida
Fim de Jogo:
Depois de uma primeira parte de bom nível, os leões precisaram de reagir ao golo e à excelente entrada do Marseille na segunda parte. Fruto das mexidas efetuadas, os verde e brancos chegaram ao triunfo à boleia do sentido de oportunidade de Paulo Simão.
Melhor em campo:
Eduardo Felicíssimo (SCP) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Além da grande capacidade de passe evidenciada, o defesa dos leões salvou a sua equipa da reviravolta com um corte em cima da linha