Zerozero
·13 novembre 2025
Itália vence ao cair do pano; Noruega praticamente confirmada no Mundial

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·13 novembre 2025

Nesta noite de quinta-feira, a Itália derrotou a Moldávia por 0-2, com os golos a surgirem já perto do fim. Assim, as decisões ficaram adiadas para a última jornada, apesar da Noruega estar praticamente apurada de forma direta.
A partida foi totalmente dominada pelos italianos, que se me mostraram muito perdulários e, com o avançar do tempo, menos intensos. Na primeira parte, o conjunto orientado por Gattuso ameaçou a baliza por um par de vezes e, na maioria, através de bolas paradas.
Numa delas, o guarda-redes da Moldávia não conseguiu segurar o esférico e, depois de uma confusão na área, Gianluca Mancini atirou muito por cima - não estava ninguém entre os postes. Mais tarde, Raspadori foi bem servido pela esquerda, mas viu o seu disparo ser travado pelo guardião. Ainda antes do intervalo, Cristante testou a meia distância, com a direção a não ser a melhor.
Nos segundos 45 minutos, o ritmo de jogo foi baixando e a Itália deixou de conseguir entrar no bloco baixo da turma caseira. Apesar das dificuldades, a equipa italiana pressionou até ao final, conseguindo ameaçar através do remate desenquadrado de Esposito. Quando nada fazia prever, sobretudo pelo último passe não estar a entrar, a Itália acabou por inaugurar o marcador.
Federico Dimarco cruzou para o cabeceamento certeiro de Mancini, que se redimiu da grande oportunidade falhada no primeiro tempo. O central correspondeu ao passe do lateral com um mergulho exímio. Já na compensação, foi a vez de Esposito desviar de cabeça para o fundo das redes, depois de um cruzamento ao segundo poste de Politano.
No outro encontro do grupo I, a seleção norueguesa venceu a Estónia por 4-1, com dois jogadores a bisar.
Depois de uma primeira parte pouco eficaz, a Noruega resolveu a questão em 12 minutos. Sorloth faturou aos 50' e aos 52', seguindo-se os tentos de Haaland aos 56' e aos 62'. A turma visitante ainda apontou o golo de honra, mas nunca conseguiu discutir verdadeiramente o jogo.
Assim, o conjunto norueguês chegou aos 21 pontos em sete jornadas, enquanto a Itália leva 18. As duas nações enfrentam-se no último jogo desta fase de qualificação, com os italianos a precisarem de vencer por nove golos.









































