Zerozero
·12 novembre 2024
In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·12 novembre 2024
Uma história pouco comum.
Silvan Wallner, internacional jovem suíço de 22 anos, anunciou a retirada do futebol profissional para «seguir Jesus Cristo», apenas três meses após se juntar ao FC Blau-Weiß Linz, da Áustria.
Depois de não ter aparecido na ficha de jogo nos últimos três encontros do clube, Wallner comunicou a sua decisão através dos canais oficiais do clube.
«Em primeiro lugar, é importante para mim agradecer aos responsáveis, ao pessoal e a toda a equipa da Blau-Weiß Linz. Sou eu quem toma as decisões da minha vida. Sou um cristão devoto e leio a Bíblia. Quero seguir Jesus Cristo e o dia bíblico de descanso tornou-se importante para mim. Isso significa que, a partir de agora, não quero jogar futebol aos sábados. É a minha convicção pessoal», assumiu o jovem.
Segundo o portal suiço Blick.ch, Wallner faz parte da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Esta religião - cristã - nasceu nos Estados Unidos da América e conta com cerca de 22 milhões de seguidores em todo o mundo, embora não seja tão comum na Europa como é em outros continentes.
Esta igreja, assim como o judaísmo, é sabadista, ou seja, acredita no sábado como "o dia sagrado". Daí a decisão do jogador de se retirar, para não trabalhar ao sábado, visto que aos olhos da mesma, é um pecado.
O lateral direito helvético já foi campeão suíço pelo Zurich, clube onde fez toda a sua formação e onde se cruzou com o português Rodrigo Conceição. Em agosto, antes de se transferir para a Áustria, Wallner veio a Portugal defrontar o Vitória SC, para a Conference League.
Esta situação é rara, mas não única. Recentemente, AJ Griffin - ex-jogador dos Houston Rockets da NBA - também se retirou do basquetebol profissional para seguir a religião, entrando num seminário a tempo inteiro.