“Jorge Costa ligava equipa e direção do FC Porto. Era muito importante” | OneFootball

“Jorge Costa ligava equipa e direção do FC Porto. Era muito importante” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·23 agosto 2025

“Jorge Costa ligava equipa e direção do FC Porto. Era muito importante”

Immagine dell'articolo:“Jorge Costa ligava equipa e direção do FC Porto. Era muito importante”

Títulos, braçadeira, liderança e mística. A perda de Jorge Costa criou um grande vazio no balneário do FC Porto. É essa a convicção dos antigos colegas Edmilson e Rubens Júnior, que sublinham a enorme influência que o antigo capitão e dirigente exercia sobre os jogadores. Em exclusivo ao Portal dos Dragões, os ex-futebolistas do FC Porto recordam Jorge Costa com saudade e evidenciam o papel decisivo que desempenhava no Dragão.

“Além de nosso capitão, depois do João Pinto, era uma pessoa muito marcante. Dentro de campo, nos jogos e nos treinos, era bastante forte e viril. Não era à toa que lhe chamavam o ‘Bicho’ [risos]. Não dava mole para ninguém. Fora de campo, era uma pessoa fantástica. Era um amigo, um brincalhão… É uma pena. Quando vi a notícia, fiquei muito triste. Vai fazer muita falta ao FC Porto“, começa por dizer Edmilson, avançado brasileiro que fez 54 jogos ao lado de Jorge Costa, nos dois anos em que vestiu a camisola azul e branca.


OneFootball Video


Por seu turno, Rubens Júnior sempre viu em Jorge Costa um “líder” capaz de assegurar a harmonia entre o plantel e a direção do FC Porto com distinção.

“Guardo muito na memória o Jorge como a voz da equipa. Seja dentro de campo, no balneário ou com a direção. Fazia a ligação entre a equipa e a direção, negociando mediante o momento. Era muito leal e fiel a isso. O papel do líder é muito complicado, porque um líder tem de ver o lado do clube e também do plantel. Não pode ir muito para um dos lados. Tem de mostrar que cada um tem a sua razão. Saber fazer isso não é para qualquer um. É preciso de ter a confiança dos dois lados. Ele tinha essa facilidade. Vimos isso quando ele jogava e, agora, como dirigente”, destaca o antigo defesa brasileiro, que partilhou o relvado com Jorge Costa em 39 ocasiões.

As memórias de Edmilson

Questionado sobre as recordações mais marcantes ao lado de Jorge Costa, Edmilson salientou os troféus conquistados com a colaboração direta do ‘Bicho’.

“Lembro-me de várias coisas. Lembro-me da Supertaça Cândido Oliveira, quando ganhámos ao Benfica, por 5-0. O Artur marcou, depois marquei eu, e ele fez o terceiro, se não me engano. Depois, o golo dele na Luz contra o Benfica. São muitas histórias. Até partilhei uma fotografia nossa com as cinco bolas. Foram dois anos fantásticos e ganhámos praticamente tudo”, recorda o ex-extremo brasileiro.

Lucho pode seguir as pisadas de Jorge Costa

Jorge Costa tinha voltado ao FC Porto pela mão de André Villas-Boas, há cerca de um ano, depois da saída de Jorge Nuno Pinto da Costa da presidência. O antigo número 2 abandonou a carreira de treinador para assumir funções de diretor do futebol do FC Porto. Em essência, Jorge Costa era visto como um símbolo da mística portista, algo muito difícil de igualar, aos dias de hoje.

“Acho que a imagem dele… Quando as pessoas olhavam para ele no balneário viam o histórico. Mas, por vezes, o histórico não é suficiente para ganhar o respeito dos jogadores. Mas, além do histórico de campeão e capitão, ele tinha a parte da liderança e do conhecimento. Ele conseguia passar isso para os jogadores e identificava os problemas dos jogadores. Dentro de um balneário, é muito importante ser certeiro”, realça Rubens Junior, que aponta um elemento da equipa técnica de Francesco Farioli como possível sucessor natural desse papel.

“O perfil do Jorge era muito importante, tal como o Lucho [González] tem. São perfis que ajudam muito os novos jogadores e aqueles que só estão no clube há um ou dois anos. Com eles, esses jogadores não se vão acomodar nos treinos e nos jogos. São pessoas que não podem faltar dentro do balneário“, conclui o ex-defesa, que em Portugal também envergou a camisola do Vitória SC.

Visualizza l' imprint del creator