Julián Álvarez é trunfo do Atlético em duelo decisivo contra o Barcelona | OneFootball

Julián Álvarez é trunfo do Atlético em duelo decisivo contra o Barcelona | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·25 febbraio 2025

Julián Álvarez é trunfo do Atlético em duelo decisivo contra o Barcelona

Immagine dell'articolo:Julián Álvarez é trunfo do Atlético em duelo decisivo contra o Barcelona

Nessa terça-feira (25), Barcelona e Atlético de Madrid se enfrentam pelas semifinais da Copa do Rei. E é em Julián Álvarez que os Colchoneros se inspiram não só para voltar à decisão da competição após 12 temporadas de ausência, mas para combater o retrospecto recente favorável ao clube da Catalunha.

Finalmente protagonista após ser coadjuvante no Manchester City, o atacante argentino de 25 anos já igualou sua temporada mais goleadora no futebol europeu, e com tempo pela frente para ampliar a marca. Ao lado de Antoine Griezmann e sob o comando de Diego Simeone, Julián impressiona no comando de ataque da equipe de Madri. Mas não são só eles que se destacam no ataque colchonero.


OneFootball Video


Álvarez lidera leque de opções ofensivas

São 19 gols marcados pelo argentino em 38 jogos até aqui, válidos por Campeonato Espanhol, Liga dos Campeões e Copa do Rei. Na temporada passada, quando ainda vestia azul no Manchester City sob o comando de Pep Guardiola, o atleta balançou as redes as mesmas 19 vezes em 16 confrontos a mais. Por outro lado, é uma temporada de um Álvarez menos garçom: foram apenas quatro passes para gol do argentino, contra 13 da temporada passada.

Uma das estatísticas que Álvarez lidera na temporada no Atleti é de gols por jogo. Com os 19 tentos em 38 jogos, Julián lidera a efetividade no elenco madrilenho com um gol a cada duas partidas disputadas. O vice-líder no quesito é seu companheiro de "dupla mortal", Antoine Griezmann, com uma marca de 0,42.

Álvarez forma com Griezmann uma das melhores conexões ofensivas do futebol europeu na temporada 24/25. O francês de 33 anos participou diretamente de 22 gols, sendo 15 tentos marcados e sete assistências. Juntos, eles são responsáveis por quase metade dos 77 gols marcados pelo Atlético em 24/25.

Griezmann, porém, tem um tabu a quebrar contra o Barcelona. O atacante francês passou em branco nos últimos 12 confrontos contra a equipe da Catalunha e não consegue fazer do Barça uma grande vítima: são apenas seis gols marcados em 32 partidas (seis vitórias, seis empates e 20 derrotas).

Julián, por outro lado, teve apenas uma oportunidade de entrar em campo contra o clube catalão. E foi no último confronto, quando o Atlético venceu o Barça por 2 a 1 com gol marcado no final por outro atacante goleador do elenco, Alexander Sorloth. Também importante no ataque, o norueguês balançou as redes 12 vezes em 33 jogos até aqui na temporada.

Além dos três atacantes, outros três jogadores se destacam no setor. O camisa 10 Ángel Correa marcou 7 gols em 34 jogos até aqui, o ponta brasileiro Samuel Lino contribuiu com 4 gols assim como Giuliano Simeone, filho do comandante Diego, que completam o Top de artilheiros do elenco em 24/25.

Simeone escala Griezmann e Álvarez no comando de ataque, enquanto Simeone filho e Lino atuam pelas pontas. Em novo estilo mais próximo ao "Futebol Total", o comandante argentino impõe a troca de posições no último terço e escala os dois centroavantes como "falsos 9". Com Griezmann completamente confortável à função e com Álvarez em grande destaque, cada vez mais adaptado, o ataque do Atlético foi crucial na sequência de 16 vitórias do clube nessa temporada.

Retrospecto blaugrana

Vai ser interessante o segundo confronto entre Atlético e Barcelona nessa temporada. No primeiro, válido por LaLiga, os Colchoneros venceram fora de casa com gol no fim e, de quebra, assumiram a liderança do Campeonato Espanhol e empurraram o Barça para a segunda posição, ao fim de dezembro.

Naquela ocasião, ainda no "boom" inicial de Hans-Dieter Flick com as altas linhas de impedimento e o ritmo incansável, a superioridade na primeira etapa rendeu algumas chances e o Barça abriu o placar. A situação, porém, mudou nos 45 minutos finais: os comandados de Simeone cresceram de produção e mostraram efetividade em duas oportunidades para sair com os três pontos.

Apesar dessa vitória, o retrospecto recente fica favorável a equipe da Catalunha. Nos últimos seis confrontos, foram cinco vitórias do Barça e um único triunfo do clube de Madri, justamente o por 2 a 1 na temporada atual. Nos últimos 20 confrontos entre ambos os clubes, válidos por Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Supercopa da Espanha desde a temporada 16/17, são dez triunfos blaugranas, seis empates e quatro vitórias para o lado de Diego Simeone.

Visualizza l' imprint del creator