
MKT Esportivo
·18 marzo 2025
Leila Pereira e John Textor apoiam Ednaldo Rodrigues na disputa pela presidência da CBF

In partnership with
Yahoo sportsMKT Esportivo
·18 marzo 2025
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou a convocação para as eleições presidenciais da entidade. O edital foi publicado no último domingo (16), após a desistência de Ronaldo Fenômeno da disputa. O pleito ocorrerá na próxima segunda-feira (24), às 10h30 (de Brasília), com segunda chamada prevista para as 11h30, na sede da entidade, no Rio de Janeiro.
A votação acontece um dia antes do clássico entre Argentina e Brasil, válido pela 14ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Caminho aberto para a reeleição de Ednaldo
A decisão do ex-jogador de não concorrer foi justificada pela falta de abertura ao diálogo com as federações estaduais, que possuem o maior peso nos votos da eleição. Segundo Ronaldo, 23 das 27 federações não aceitaram discutir sua candidatura, alegando apoio à atual gestão.
Sem essa base de votos, ele afirmou que não haveria condições para apresentar seu projeto e seguir na disputa, abrindo caminho para a reeleição de Ednaldo.
Palmeiras e Botafogo ao lado da CBF
O cenário de ampla adesão à candidatura de Ednaldo Rodrigues também se reflete no posicionamento dos clubes. Um exemplo disso é a união entre Leila Pereira, presidente do Palmeiras, e John Textor, proprietário da SAF do Botafogo. Apesar das divergências entre os dois nos últimos anos, ambos manifestaram apoio à reeleição do atual presidente da entidade.
Leila destacou a ampliação do espaço dos clubes na entidade como um dos fatores principais para sua decisão. A criação da Comissão Nacional de Clubes (CNC), implementada em março de 2024, é um dos marcos dessa gestão. No congresso técnico do Brasileirão deste ano, a dirigente do Palmeiras foi convidada para integrar a comissão, ao lado de representantes de Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Internacional, São Paulo e Vasco. Em carta enviada a Ednaldo Rodrigues, a mandatária alviverde reforçou a importância dessa iniciativa e afirmou que a continuidade do atual presidente traz maior estabilidade à CBF.
Textor muda postura e reforça apoio à Ednaldo Rodrigues
John Textor, que já teve atritos com a instituição e foi punido pelo STJD por declarações contra Ednaldo em 2023, mudou sua postura e declarou apoio ao atual presidente. O empresário norte-americano afirmou que, após o conhecer melhor, percebeu alinhamento em pautas relevantes para o Botafogo. Em sua declaração, o investidor ressaltou que sua relação com o presidente da confederação foi construída durante premiações recentes, e que, ao longo do tempo, passou a vê-lo de forma diferente.
Além do apoio à reeleição, Textor mencionou temas como combate ao racismo e o futuro do futebol brasileiro no cenário internacional. Nesse contexto, citou a proposta de Leila Pereira para que o Brasil se filie à Concacaf, como resposta às punições brandas aplicadas pela Conmebol em casos de discriminação racial. Para o empresário, uma maior integração entre as Américas poderia fortalecer o futebol do continente e aumentar sua competitividade global.
Com o apoio consolidado de federações e clubes, Ednaldo Rodrigues caminha para um novo mandato à frente da CBF, mantendo o controle sobre a entidade no próximo ciclo do futebol brasileiro.
Foto: Lucas Figueiredo/ CBF