MundoBola
·26 gennaio 2026
Léo Ortiz recebe fortes críticas após derrota do Flamengo para Fluminense

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·26 gennaio 2026

A atuação de Léo Ortiz, um dos pilares técnicos da equipe nas últimas temporadas, foi alvo de fortes críticas de torcedores nas redes sociais. Após a derrota do Flamengo por 2 a 1 para o Fluminense, na noite desse domingo (25), pelo Carioca, muitos rubro-negros se mostraram insatisfeitos com o defensor.
Para muitos torcedores, o desempenho do camisa 3 no Maracanã foi o seu "pior jogo" desde que chegou ao Flamengo. O zagueiro, acostumado a esbanjar classe e segurança, viveu uma noite de instabilidade técnica que custou caro ao placar.
O lance capital ocorreu ainda no primeiro tempo. Tentando exercer sua característica de zagueiro construtor, Ortiz errou um passe na saída de bola, entregando o jogo para o ataque tricolor. A falha gerou um contra-ataque letal, no qual Kevin Serna recebeu livre para deslocar o goleiro Andrew e abrir o placar.
John Kennedy ampliou para o rival, e Everton Cebolinha descontou para o Mengão, mas a reação parou por aí.
A insegurança de Léo Ortiz com a bola nos pés ficou evidente não só no lance do gol, mas nas estatísticas gerais da partida. Conhecido pela qualidade no lançamento, o defensor teve um aproveitamento abaixo de sua média habitual.
Segundo dados do "Sofascore", Ortiz errou 14 passes durante o clássico (acertou 89 de 103 tentativas). O mais preocupante, no entanto, foi a zona desses erros. O mapa de passes do jogador mostra diversas setas vermelhas (erros) na zona intermediária defensiva e na tentativa de ligação direta, expondo o meio-campo rubro-negro a transições perigosas do adversário.

Foto: Reprodução/Sofascore
Nos passes longos, outra especialidade do atleta, o aproveitamento foi de apenas 64% (9 certos em 14 tentativas), dificultando a quebra das linhas de marcação do Fluminense.
Léo Ortiz ainda busca sua melhor forma física e técnica. O zagueiro ficou uma longa sequência afastado dos gramados após sofrer uma lesão contra o Palmeiras, em outubro de 2025.
Antes disso, ele vivia o auge da carreira, sendo cobiçado por clubes europeus, convocado para a Seleção Brasileira e considerado um dos melhores zagueiros em atividade no país durante a temporada vitoriosa do ano passado.
A falha deste domingo chama atenção justamente pela raridade. O último erro individual de Ortiz que resultou em gol adversário havia ocorrido na final da Copa do Brasil de 2024, contra o Atlético-MG, em lance com Alan Kardec.
Naquela ocasião, porém, o erro não teve impacto, já que o Flamengo confirmou o título. Desta vez, no Carioca, a instabilidade pesou no resultado.
Nas redes sociais, a cobrança foi imediata. Torcedores lamentaram a "noite irreconhecível" do "camisa 10 da zaga".









































