Zerozero
·16 dicembre 2025
Leonardo Jardim anuncia saída do Cruzeiro para «preservar a saúde física e mental»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·16 dicembre 2025

Leonardo Jardim convocou uma conferência de imprensa, esta segunda-feira, para abordar o seu futuro, após ter sido eliminado da Taça do Brasil frente ao Corinthians. Ao lado de Pedro Lourenço, dono do clube, o treinador português anunciou a saída do Cruzeiro no final do ano, elencando os motivos para essa decisão.
«O nosso contrato era até ao final de 2026, com a possibilidade de sair antes e eu acionei essa cláusula para não continuar. Os motivos são pessoais, o desgaste deste ano. Alguns sinais alertaram-me: 'Jardim, para um pouco, a tua saúde física e mental precisa de ser preservada», começou por afirmar.
«O trabalho do treinador não pode ser feito de qualquer forma e hoje eu não consigo entregar 200 por cento em janeiro. Foi uma gratidão trabalhar no Cruzeiro, com o apoio que o Pedrinho [dono do clube] sempre me deu. Quero estar com a minha família, com os meus pais, resolver coisas da minha vida», explicou.
Além disso, Leonardo Jardim considera que deixou como legado a «valorização de todos os ativos do clube», antes de destacar a principal frustração relativamente à sua passagem pela Raposa.
«Só não consegui um objetivo, que era sair com um troféu, era isso em que acreditava até ontem [derrota na Taça], que poderia ser algo além das experiências fantásticas. Conseguimos a vaga na Libertadores, mas faltou o troféu. Fico muito triste e frustrado.»
Recorde-se que o treinador luso orientou o Cruzeiro em 55 jogos, tendo conquistado 26 vitórias. Agora, o emblema brasileiro deve agir rapidamente nos próximos dias para encontrar um novo técnico, sendo Tite um dos nomes associado ao cargo.









































