Território MLS
·24 gennaio 2025
In partnership with
Yahoo sportsTerritório MLS
·24 gennaio 2025
Hora de falar do Club Necaxa, o time do icônico Ramón Valdés, o Seu Madruga. Sua história de 101 anos começa em 21 de agosto de 1923 e foi o primeiro mexicano a participar do Mundial de Clubes da Fifa, em 2000. Competição realizada no Brasil, os alvirrubros ficaram com o terceiro lugar, na frente de Real Madrid e Manchester United, equipes consideradas favoritas.
No dia 11 de janeiro de 2000, o Necaxa perdeu a semifinal para o Vasco da Gama, no Maracanã por 2 x 1.
O Gigante da Colina só precisava do empate, mas teve uma surpresa logo no início quando o equatoriano Aguinaga abriu o placar para time mexicano. Odvan, que havia acabado de entrar no time substituindo o contundido Júnior Baiano, empatou de cabeça logo depois. No segundo tempo, Romário fez o gol da vitória e, na comemoração, homenageou a Força Jovem.
Outros resultados importantes foram os títulos da Copa dos Campeões da CONCACAF, em 1999 e o da Interliga, em 2007. Na Copa Merconorte obteve o 4º lugar.
Em 2007, o Necaxa participou da Copa Libertadores, onde chegou até a fase de oitavas de final. Naquela oportunidade os mexicanos venceram o São Paulo por 2 x 1 em pleno Morumbi. Em Aguascalientes, o time paulistaaté foi bem no primeiro tempo, mas apresentou diversas falhas defensivas que mais tarde prejudicariam a equipe. Aos 40 minutos, o Tricolor abriu o placar meio que sem querer.
Jadílson tentou cruzar da esquerda, mas encobriu o goleiro Alvarez. No minuto seguinte, os visitantes tiveram a chance de ampliar. Aloísio foi derrubado na área. Rogério Ceni cobrou o pênalti, mas Alvarez defendeu.
Na etapa final, o São Paulo pagou pelas falhas de posicionamento de sua defesa. Em um contra-ataque, Kleber recebeu livre e tocou na saída de Rogério Ceni aos 16 minutos. Aos 23, Salgueiro aproveitou novo vacilo e deu a vitória ao Necaxa, que chegou aos nove pontos.
Em 2009 depois de perder diante do seu “irmão” América do México por 1 a 0 no Estadio Azteca, o time foi rebaixado pela primeira vez em mais de 80 anos de história. Depois de garantir o retorno a Primeira ganhando dois torneios consecutivos na Liga de Ascenso, foi rebaixado uma vez mais depois da derrota em Cancún contra o Atlante FC e ainda continua na Segundona do futebol mexicano.
Em 2016 o clube retornou à primeira Divisão Mexicana após ser Campeão da Segunda Divisão, na Final contra a equipe dos Bravos de Juárez, a equipe dos Rayos Vermelhos e Brancos venceu as duas partidas de ida e volta e retornou a primeira divisão.
Recentemente foi comprado pela Televisa, gigante mexicana do ramo televisivo. Empresa onde trabalhava o fanático torcedor do clube, Ramón Valdés, o Seu Madruga do Chaves. A paixão do ator pelo clube refletiu no personagem, que tinha a frase “Yo le voy a Necaxa” como um de seus bordões.
A fala era utilizada pelo personagem como forma de reforçar sua valentia e masculinidade, já que a equipe, apesar de possuir um histórico misto de conquistas e derrotas, sempre manteve uma base fiel de torcedores. Em dezembro de 2022, o clube lançou uma camisa em homenagem ao personagem.
Tricampeão mexicano (1994-95, 1995-96 e 1998-99 Invierno), o Necaxa também tem: 4 Copas do México (1959-60, 1965-66, 1994-95 e 2017-18), 2 Campeão dos Campeões (1966 e 1995), Uma Supercopa Mexicana (2017-18) e uma InterLiga (2007).
Ostentam também a Recopa da Concacaf em 1994 e também a Liga dos Campeões da mesma, em 1999.
Atualmente o clube é treinado por Nicolás Larcamon, ex-treinador do Cruzeiro. É também jovem, pois todos os atletas tem idade abaixo de 30 anos. A estreia no Campeonato Mexicano não foi das melhores. A equipe perdeu para o Pumas fora de casa por 2 x 1 e vai encarar o Chivas na segunda rodada, nesta madrugada, às 00h05, em casa.