Coluna do Fla
·15 gennaio 2026
Mãe ‘ex-Flamengo’ e homenagem ao pai na camisa: Andrew revela curiosidades emocionantes em chegada ao clube

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·15 gennaio 2026

Apesar de ter surgido no Botafogo, Andrew tem muita ligação com o Flamengo. Afinal, os pais do goleiro, que já faleceram, eram torcedores fanáticos do Mengão. A mãe, inclusive, chegou a trabalhar na equipe de limpeza do clube. Já o pai inspirou o número 42, que será usado pelo atleta no Mais Querido.
— Perdi a minha mãe há dois anos, perdi o meu pai em 2009, ambos flamenguistas. Você vê aquilo ali… Cheguei no aeroporto, recepção calorosa, familiares chorando. Você para e começa a pensar: “cara, se a minha mãe estivesse aqui, seria uma coisa que eu gostaria de sentir”. Sentir, ver como ela olharia para mim. Infelizmente não tenho ela aqui presente, mas tenho no coração para sempre. É uma parte que me toca muito —, disse Andrew, em entrevista à FlamengoTV.
— Minha mãe tem uma história dentro do Flamengo, trabalhou na equipe de limpeza na Gávea. Torcia, era (torcedora) chata, gritava com a televisão achando que os jogadores iam ouvir. O Flamengo é o maior time do mundo. Bastante emocionante falar da minha família, que respira Flamengo —, acrescentou o goleiro, de 24 anos.
No Flamengo, Andrew usará a camisa 42. O número começou por acaso na família, com o irmão do novo reforço do Mengão, Andrey, que também é goleiro. Posteriormente, uma série de coincidências ligadas ao pai fizeram que a numeração virasse ‘xodó’ e uma espécie de homenagem.
— Quando meu irmão começou a jogar, só tinha a camisa 42. Passando uns momentos, a esposa dele falou que foi com 42 anos que o meu pai faleceu. Ele não tinha assimilado isso e acabou ficando com a 42. Quando eu fui fazer a primeira partida como profissional, todo mundo tinha nome e número —, contou.
— Quando cheguei no estádio, o 42 estava reservado para mim. Não fui eu que escolhi. Cheguei e estava lá. Mandei foto para o meu irmão, ele chorou. É uma marca da família e carrego comigo. Seguiremos com a 42 e, se Deus quiser, fazendo sucesso —, encerrou Andrew.
Em resumo, Andrew tinha contrato com o Gil Vicente, de Portugal, até o meio do ano. Desse modo, o Flamengo avançou para assinar um pré-contrato. Depois de acertar os termos com o goleiro, o tetracampeão da Libertadores negociou com os europeus para conseguir a liberação imediata.
Desse modo, o Flamengo precisou desembolsar 1,5 milhão de euros, ou seja, pouco mais de R$ 9,4 milhões para fechar com Andrew ainda em janeiro. O jogador, nascido em Duque de Caxias-RJ, assinou contrato válido por quatro anos com o clube.









































