Mercado do Futebol
·11 ottobre 2025
Máfia do Apito: Internacional coleta documentos e quer dividir título de 2005 com o Corinthians

In partnership with
Yahoo sportsMercado do Futebol
·11 ottobre 2025
O Internacional decidiu seguir adiante com o projeto de ser reconhecido como campeão do Brasileirão de 2005 junto ao Corinthians. De acordo com o ge, o clube já está atuando nos bastidores e coleta documentos e depoimentos para apresentar à CBF.
Internamente, há um zelo muito grande em abordar o assunto. A cúpula colorada vê o caso como complexo e com alteração difícil, mas não impossível diante da sequência dos fatos.
O tema voltou a ganhar força no Beira-Rio após o lançamento do documentário “Máfia do Apito”, do SporTV e Globoplay, em setembro. O conselheiro Leonardo Aquino apresentou um pedido ao Conselho Deliberativo do clube para pleitear o título na entidade.
Com o aval do presidente Alessandro Barcellos, o Inter, apesar de ciente da dificuldade, trabalha em diversas áreas na coleta de material. Inclusive, com a colaboração de Fernando Carvalho, mandatário à época, que viveu os episódios.
Vale lembrar que em áudio reproduzido no documentário, o então presidente do Corinthians, Alberto Dualib, reconheceu que o título deveria ter sido do Colorado.
“Ganhou, mas se não fosse a merda da anulação dos 11 jogos, nós estávamos fora. O campeão de fato e direito seria o Internacional”, disse Dualib.