Zerozero
·10 ottobre 2025
MAG do Benfica exclui lista de João Diogo Manteigas à Comissão de Remunerações

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·10 ottobre 2025
A Mesa da Assembleia Geral rejeitou a lista do 'Benfica Vencerá', encabeçada por João Diogo Manteigas, para a Comissão de Remunerações.
De acordo com o ponto 1 do artigo 78.º dos estatutos, a convocatória para o respetivo sufrágio estipula que apenas podem concorrer à CR as candidaturas que apresentem listas para os restantes três órgãos: Direção, Mesa da Assembleia Geral (MAG) e Conselho Fiscal.
João Diogo Manteigas apresentou apenas três listas, tendo decidido não concorrer à MAG. O candidato manifestou o seu apoio à lista do movimento Servir o Benfica, liderado pelo advogado João Leite. Já no Benfica Vencerá, Nazir Karmali e Mário Baptista eram, respetivamente, os candidatos a presidente e vice-presidente da CR.
O respetivo candidato já respondeu à decisão, através das redes sociais: «O que está em causa não é um detalhe técnico, é o respeito pela vontade soberana dos sócios. A democracia no Benfica não pode ser um exercício de aparência», referiu no comunicado emitido.
«O artigo 78 n.º 1 apenas determina que a Comissão de Remunerações é eleita pelos sócios em conjunto com um orgão social, não especificando qual. Não prevê, nem autoriza, a sua eleição em lista autónoma», prossegue.
Sobre a questão retórica 'o que optamos por fazer?', a nota é perentória: «Retirar a lista à Comissão de Remunerações, evitar a conflitualidade e suspeição, porque no final, só o Benfica interessa.»
Recorde-se que a referida Comissão é o órgão responsável por definir e supervisionar a política de remunerações da Direção e os tetos salariais do clube.