Mirassol faz campanha sem igual no Brasileirão e sonha com mais em 2026 | OneFootball

Mirassol faz campanha sem igual no Brasileirão e sonha com mais em 2026 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·5 dicembre 2025

Mirassol faz campanha sem igual no Brasileirão e sonha com mais em 2026

Immagine dell'articolo:Mirassol faz campanha sem igual no Brasileirão e sonha com mais em 2026

A campanha do Mirassol no Brasileirão é absurda. Nunca antes um estreante na elite garantiu a vaga para a Libertadores. E ainda sendo creditado como um dos candidatos ao rebaixamento antes do torneio. O Leão surpreendeu, fez uma campanha sem igual e tem a ambição de fazer mais história em 2026. 

O clube do interior paulista, da pequena cidade de pouco mais de 65 mil habitantes, viveu o seu sonho à vera. A meta era garantir a permanência e beliscar uma vaga na Sul-Americana já seria considerado um grande sucesso. Mas um trabalho sério, construído há anos, deu resultado mais que sonhado, e em tempo recorde. O Leão agora é clube de Libertadores. E foi um caminho árduo até lá, desde a base da pirâmide até a elite continental. 


OneFootball Video


Da quarta divisão até a Libertadores

O Mirassol conseguiu algo que poucos conseguiram na história do futebol brasileiro: subir da Série D para a Série A em poucos anos. Esse é um feito que apenas outros seis clubes repetiram, sendo eles Chapecoense, Joinville, Santa Cruz, CSA, Cuiabá e Juventude. E, desses sete, apenas Chapecoense e o próprio Mirassol beliscaram a Libertadores em suas histórias.

O caminho do Leão não foi fácil. Por conta do bom resultado no Paulistão de 2019, o Mirassol foi jogar a Série D em 2020, quando conquistou o acesso e, de quebra, o título. Em 2022, foi a vez de faturar o título da terceirona e, passados dois anos, o clube do interior paulista garantiu sua vaga na elite.

Em 2025, a equipe paulista estreou na Série A. Enquanto os analistas apontavam o clube como um candidato ao rebaixamento logo em sua temporada de estreia, o Leão decidiu surpreender e fez algo que nunca havia acontecido antes: um estreante na elite ir à Libertadores.

Na era dos pontos corridos, o Brasileirão teve outros quatro caçulas. Em 2008, o Ipatinga somou 35 pontos e terminou rebaixado na lanterna. Em 2005, o Brasiliense chegou aos 41 e também ficou na última posição. Em 2021, o Cuiabá chegou aos 47 e terminou na 15ª colocação. E, em 2009, o Grêmio Barueri foi o 11º com 59 pontos. O Leão precisou de apenas 29 jogos para igualar a campanha do Barueri.

No Campeonato Brasileiro de 2025, o Mirassol foi uma das raras equipes que pouco oscilou. O Leão não passou mais de três jogos sem vencer em todo o torneio e manteve o alto ritmo de jogo, tática imposta por Rafael Guanaes, em todos os confrontos, até mesmo na derrota frente ao Corinthians por 3 a 0, maior revés do clube no torneio.

A estrutura é a chave desse grande sucesso do clube paulista. Em entrevistas a oGol, Ricardo Catalá, quarto treinador com mais jogos na equipe, e Zeca, atacante que se destacou no Leão em 2022, reafirmaram que o bom desempenho do clube não era ao acaso, e que todo um projeto vinha sendo desenvolvido para chegar até esse momento. Era "questão de tempo", como disseram ambos.

2026 tá logo aí

O elenco do Mirassol reúne peças conhecidas no futebol brasileiro com alguns "achados" do scout do clube. Os maiores destaques ficam para nomes como Reinaldo, Walter, Chico Kim, Gabriel e Carlos Eduardo, enquanto José Aldo, Cristian Renato, Negueba, Jemmes e João Victor compõem a aba dos com menos brilho antes da grande campanha.

As projeções pré-Brasileirão foram cruéis com o Leão. Na visão de alguns analistas, o Mirassol era um forte candidato ao rebaixamento, muito pela folha salarial (a do clube é a menor na elite) e pelas contratações, jogadores vistos como "renegados" em outras equipes. Vale o destaque, também, para o comando técnico: apesar da consolidação no futebol paulista, Rafael Guanaes ainda era um nome pouco conhecido do grande público no futebol.

E tudo isso deu liga. O Leão não veio de um Campeonato Paulista tão brilhante, é verdade, quando parou nas quartas de finais depois de ser o classificado às quartas com menor pontuação, mas as coisas mudaram para o Brasileirão. Nem mesmo os grandes foram páreos para o Leão: o clube é o que mais marcou contra equipes do dito G12, com 38 gols anotados em 23 jogos.

O trabalho do Mirassol é um trabalho que seguirá fazendo história. Em 2026, como já citado, o Leão estreia na Libertadores, sendo o 32º brasileiro a participar da competição internacional. E, mesmo com a última rodada do Brasileirão a disputar, o clube já começou a planejar a temporada de 2026. Mentor do sucesso, Rafael Guanaes estendeu seu vínculo, e deve ser um dos muitos a continuar no Maião.

Visualizza l' imprint del creator