MundoBola
·9 dicembre 2025
Multicampeão no México, Tuca Ferretti aponta favorito entre Flamengo x Cruz Azul

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·9 dicembre 2025

O brasileiro Ricardo "Tuca" Ferretti, ex-treinador do Cruz Azul e radicado no México há 48 anos, analisou o confronto entre Flamengo e a equipe mexicana pela Copa Intercontinental. Em entrevista à "Rádio Manchete", o técnico não ficou em cima do muro e cravou quem chega como favorito.
Além de apontar quem chega com mais chances de vencer, Ferretti fez um raio-x tático do Cruz Azul, expondo fragilidades defensivas que podem ser o mapa da mina para o time de Filipe Luís.
Segundo Tuca, apesar de o clube mexicano ter investido mais de 120 milhões de dólares nos últimos dois anos, o time sofre com problemas crônicos na defesa, especialmente na bola parada e na transição defensiva.
"O Cruz Azul marca muito mal na bola parada. Sofre muito nos escanteios e diagonais", revelou o treinador.
Outro ponto fraco é o espaço deixado nas costas da zaga. O time mexicano costuma pressionar alto quando perde a bola, mas se o Flamengo conseguir sair dessa primeira pressão, encontrará um campo aberto.
"Quando o Cruz Azul perde a bola, todo mundo pressiona em cima e eles deixam muito espaço atrás. O Flamengo, se livrar dessa pressão inicial, vai chegar com superioridade numérica. Se o Flamengo escapar da reconversão deles, vai encontrar muito espaço", completou.
Nesse cenário de defesa exposta, Tuca Ferretti destacou Bruno Henrique como o jogador capaz de destruir o sistema defensivo mexicano.
"Bruno Henrique tem sprint de 36, 37 km/h. Se tiver espaço, complica", alertou.
O treinador explicou que o modelo tático atual do Cruz Azul baseia-se em três zagueiros e muita posse de bola, sempre saindo jogando desde o goleiro. O conselho para o Flamengo é morder a saída de bola.
"Se o Flamengo não pressionar o tiro de meta, o Cruz Azul pode ter uma boa posse e complicar", afirmou. Ele destacou o uruguaio Ignacio Rivero como o motorzinho do time, ressaltando que a força dos mexicanos é o coletivo, enquanto o Fla sobra na individualidade.
Além da técnica, o calendário joga a favor do Rubro-Negro. Tuca lembrou que o Cruz Azul jogou no último sábado e viajou imediatamente, chegando ao Catar com desgaste acumulado.
"O Cruz Azul vai chegar numa desvantagem física importante. Eu penso que o Flamengo é favorito. Está mais preparado e tem individualidades muito mais importantes", cravou.
Ao projetar uma eventual final contra o PSG, Tuca foi realista, afirmando que o time francês supera o Fla na individualidade e que o Rubro-Negro precisaria jogar "muito mais como time".
Apesar de ser torcedor declarado do Botafogo, o treinador encerrou com votos de boa sorte ao Mengão: "Sou botafoguense, mas não desejo mal ao Flamengo. Tomara que seja campeão", encerrou.
Tuca Ferretti tem 71 anos e nasceu no Rio de Janeiro. Foi jogador do Botafogo nos anos 70, mas fez grande parte da carreira em clubes do México. Encerrou a carreira no Pumas, onde assumiu o cargo de treinador. Passou também por outros grandes como Chivas, Tigres, Toluca e Cruz Azul.
Flamengo e Cruz Azul se enfrentam nesta quarta-feira (10), às 14h (horário de Brasília). Quem passar, enfrenta o Pyramids FC, do Egito, na semifinal, no dia 13. A final contra o PSG acontece no dia 17.









































