MundoBola Flamengo
·13 novembre 2025
Museu Flamengo pode ser fechado temporariamente para construção de academia

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·13 novembre 2025

Inaugurado em 2023 e inserido no roteiro turístico oficial do Rio de Janeiro em 2024, o Museu Flamengo pode ser fechado temporariamente para a construção de uma unidade da Smart Fit, na Gávea. A academia deve ocupar o espaço que estava destinado - desde 2019 - à expansão da exposição rubro-negra.
De acordo com a apuração do MundoBola Flamengo, a operação do local pode ser suspensa por cerca de três meses, período em que serão realizadas as obras da academia, no andar acima do Museu.
Fontes ligadas ao dia a dia do clube afirmam que o Rubro-Negro deseja iniciar a construção da unidade da Smart Fit, na Gávea, em janeiro de 2026.
Já a Mude Brasil, empresa responsável pela operação do Museu, tenta postergar o começo das obras com o intuito de reduzir o impacto financeiro que seria causado pelo fechamento temporário do espaço. No primeiro mês do ano, o local costuma receber um grande número de turistas devido à alta temporada no Rio de Janeiro.
Vale lembrar que, no projeto inicial, o segundo andar da exposição seria dedicado exclusivamente aos esportes olímpicos e à história do clube, enquanto o primeiro teria foco no futebol do Mais Querido.
Em contato com a reportagem, a Mude afirmou não ter ciência sobre o possível fechamento do Museu Flamengo durante as obras. Segundo a empresa, as medidas serão definidas após a votação no Conselho Deliberativo, que aprovará ou não o contrato com a Smart Fit.
Desde 2019, o projeto do Museu Flamengo previa um espaço total de 2.000 metros quadrados, com dois andares dedicados à história rubro-negra. No entanto, somente 1.200 m² foram inaugurados em 2023, e a expansão do local acabou sendo adiada.
Contudo, nos últimos meses, a possibilidade de o segundo andar ser utilizado para a instalação de uma academia ganhou força nos bastidores da Gávea e já avançou no Conselho Deliberativo do clube. A diretoria encaminhou ao Conselho um documento provisório do contrato de cessão do espaço à Smart Fit.
A minuta, já assinada pela diretoria dos Conselhos e Assembleia Geral, encontra-se sob a posse de Ricardo Lomba, presidente do CoDE. Com isso, o conteúdo do contrato será analisado pelos conselheiros e a comissão responsável elaborará um parecer sobre o documento antes da votação - prevista para o dia 24 de novembro.

Foto: Divulgação/Flamengo
O MundoBola Flamengo apurou que o texto da minuta ainda precisa ser aprovado integralmente pela Smart Fit, e que o pagamento mensal da empresa ao Flamengo, pela utilização do espaço, deve ser de aproximadamente R$ 150 mil.
Vale lembrar que o vice-presidente de Patrimônio Histórico do clube é José Antônio da Rosa, fundador da Bodytech e da DNA Experience, e ex-sócio da Smart Fit.
Em entrevista concedida em julho ao jornalista Tulio Rodrigues, do "Blog Ser Flamengo", o dirigente negou sua participação direta nas negociações entre o Rubro-Negro e as academias concorrentes ao espaço - alegando que somente intermediou as conversas.
Nos bastidores da Gávea, parte dos associados do clube tenta impedir a utilização do espaço para a construção de uma academia, a fim de que a expansão do Museu seja realizada. Outros sócios entendem que a ação é válida, já que visa gerar receita para a sede do Flamengo com uma área, até então, não utilizada.
Com o possível fechamento temporário do Museu para a construção de uma unidade da Smart Fit, torcedores rubro-negros e turistas do mundo todo podem perder a chance de conhecer o passado e relembrar as glórias do Mais Querido.









































