Museu Flamengo pode ser fechado temporariamente para construção de academia | OneFootball

Museu Flamengo pode ser fechado temporariamente para construção de academia | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·13 novembre 2025

Museu Flamengo pode ser fechado temporariamente para construção de academia

Immagine dell'articolo:Museu Flamengo pode ser fechado temporariamente para construção de academia

Inaugurado em 2023 e inserido no roteiro turístico oficial do Rio de Janeiro em 2024, o Museu Flamengo pode ser fechado temporariamente para a construção de uma unidade da Smart Fit, na Gávea. A academia deve ocupar o espaço que estava destinado - desde 2019 - à expansão da exposição rubro-negra.

De acordo com a apuração do MundoBola Flamengo, a operação do local pode ser suspensa por cerca de três meses, período em que serão realizadas as obras da academia, no andar acima do Museu.


OneFootball Video


Fontes ligadas ao dia a dia do clube afirmam que o Rubro-Negro deseja iniciar a construção da unidade da Smart Fit, na Gávea, em janeiro de 2026.

Já a Mude Brasil, empresa responsável pela operação do Museu, tenta postergar o começo das obras com o intuito de reduzir o impacto financeiro que seria causado pelo fechamento temporário do espaço. No primeiro mês do ano, o local costuma receber um grande número de turistas devido à alta temporada no Rio de Janeiro.

Vale lembrar que, no projeto inicial, o segundo andar da exposição seria dedicado exclusivamente aos esportes olímpicos e à história do clube, enquanto o primeiro teria foco no futebol do Mais Querido.

Em contato com a reportagem, a Mude afirmou não ter ciência sobre o possível fechamento do Museu Flamengo durante as obras. Segundo a empresa, as medidas serão definidas após a votação no Conselho Deliberativo, que aprovará ou não o contrato com a Smart Fit.

Flamengo avança com plano de construir academia em área reservada à expansão do Museu

Desde 2019, o projeto do Museu Flamengo previa um espaço total de 2.000 metros quadrados, com dois andares dedicados à história rubro-negra. No entanto, somente 1.200 m² foram inaugurados em 2023, e a expansão do local acabou sendo adiada.

Contudo, nos últimos meses, a possibilidade de o segundo andar ser utilizado para a instalação de uma academia ganhou força nos bastidores da Gávea e já avançou no Conselho Deliberativo do clube. A diretoria encaminhou ao Conselho um documento provisório do contrato de cessão do espaço à Smart Fit.

A minuta, já assinada pela diretoria dos Conselhos e Assembleia Geral, encontra-se sob a posse de Ricardo Lomba, presidente do CoDE. Com isso, o conteúdo do contrato será analisado pelos conselheiros e a comissão responsável elaborará um parecer sobre o documento antes da votação - prevista para o dia 24 de novembro.

Immagine dell'articolo:Museu Flamengo pode ser fechado temporariamente para construção de academia

Foto: Divulgação/Flamengo

O MundoBola Flamengo apurou que o texto da minuta ainda precisa ser aprovado integralmente pela Smart Fit, e que o pagamento mensal da empresa ao Flamengo, pela utilização do espaço, deve ser de aproximadamente R$ 150 mil.

Vale lembrar que o vice-presidente de Patrimônio Histórico do clube é José Antônio da Rosa, fundador da Bodytech e da DNA Experience, e ex-sócio da Smart Fit.

Em entrevista concedida em julho ao jornalista Tulio Rodrigues, do "Blog Ser Flamengo", o dirigente negou sua participação direta nas negociações entre o Rubro-Negro e as academias concorrentes ao espaço - alegando que somente intermediou as conversas.

Projeto de academia em espaço do Museu Flamengo divide opiniões entre sócios

Nos bastidores da Gávea, parte dos associados do clube tenta impedir a utilização do espaço para a construção de uma academia, a fim de que a expansão do Museu seja realizada. Outros sócios entendem que a ação é válida, já que visa gerar receita para a sede do Flamengo com uma área, até então, não utilizada.

Com o possível fechamento temporário do Museu para a construção de uma unidade da Smart Fit, torcedores rubro-negros e turistas do mundo todo podem perder a chance de conhecer o passado e relembrar as glórias do Mais Querido.

Visualizza l' imprint del creator