oGol.com.br
·9 aprile 2025
Na busca por título inédito na Champions, PSG terá de superar carrasco do futebol francês

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·9 aprile 2025
Em 24/25, o PSG vive, possivelmente, a sua maior chance de conquistar o título inédito da Liga dos Campeões nas últimas cinco temporadas. Em ótima fase no Campeonato Francês (campeão com sete rodadas de antecedência) e com Dembelé em sua melhor fase na carreira, o clube parisiense terá de enfrentar um carrasco do futebol francês para chegar à Orelhuda. A decisão das quartas de finais será contra o Aston Villa do traumático Dibu Martínez. (Veja aqui escalações, confronto direto e onde assistir)
O goleiro argentino foi algoz da seleção francesa na Copa do Mundo de 2022 e foi decisivo na classificação dos Villans contra o Lille na Conference League da última temporada. Carrasco dos franceses, Dibu quer frear o sonho do PSG, levar o Aston Villa adiante na Champions e sonhar com o bicampeonato europeu do clube de Birmingham, como protagonista.
Lucas Hernández e Dembelé certamente têm pesadelos com o goleiro argentino. No dia 18 de dezembro de 2022, Argentina e França se enfrentaram na decisão da Copa do Mundo. Apesar dos destaques para Messi, que marcou dois gols, e Mbappé, que anotou um hat-trick, Dibu Martínez também teve participação direta na decisão que culminou no tricampeonato dos hermanos no Mundial.
Nos acréscimos do segundo tempo da prorrogação, o arqueiro fez uma defesa monumental na finalização de Kolo Muani, com o pé esquerdo, e levou a decisão para as penalidades. E foi aí que o goleiro, que já tinha sido herói nas penalidades nas quartas contra a Holanda, se consagrou ainda mais. Dibu defendeu a cobrança de Coman e foi um dos grandes responsáveis por coroar Lionel Messi com a taça que lhe faltava.
E a fama de carrasco contra os franceses não para por aí. Na temporada 23/24, o Lille enfrentou o Aston Villa nas quartas de finais da Conference League e viu o goleiro argentino defender duas cobranças de pênalti, com direito às tradicionais provocações, para colocar os ingleses na semifinal do torneio. Na fase seguinte, os Villans caíram para o Olympiacos, que foi quem ergueu a taça da competição.
"(Em Lille) Me insultaram durante todo o jogo. Nunca fui tão xingado na minha vida. Eles fizeram de tudo. Não fiz nada durante os 120 minutos e as pessoas me chamavam nomes sempre que eu fazia uma defesa. Depois houve a disputa por pênaltis e eu calei a boca deles", disse o goleiro após a partida de volta contra o Lille, em entrevista à emissora argentina Telefe.
E, na visão do goleiro, o clima volta a ser quente nessa eliminatória contra outra equipe francesa, agora frente ao PSG. O favoritismo dos parisienses não intimida Dibu Martínez, que se mostra determinado em repetir a fama de carrasco e manter vivo o sonho do bicampeonato da Champions League pelos Villans.
"(Contra o PSG) A vantagem é que a minha equipe vai ter menos pressão, porque vou ser insultado. É algo que eu domino completamente. Contra o Lille, me vaiaram durante 120 minutos, isso é normal. Vai ser difícil. Já recebi mensagens e tudo. Mas somos fortes em casa, só perdemos um jogo no ano todo. Fora, é um pouco mais difícil para nós, mas é uma fase eliminatória, então tudo pode acontecer", completou.
Protagonista do Aston Villa, Dibu Martínez terá a dura missão de enfrentar o que é o "melhor PSG dos últimos anos". Não por nomes, já que a equipe francesa teve, num passado não muito distante, craques como Messi, Neymar e Mbappé em seu elenco, mas certamente pela sua estabilidade, letalidade e brilho.
O goleiro é um dos pilares da grande campanha do Aston Villa, que perdeu apenas uma partida em casa, na Carabao Cup contra o Crystal Palace, que se classificou entre as oito melhores equipes na Fase de Liga da Champions e que foi carrasco de grandes como Chelsea, City e Tottenham durante a temporada.
Mas a fase do PSG é uma das melhores, senão a melhor de todo o futebol europeu. Por mais que os comandados de Luis Enrique tenham patinado na primeira fase da competição europeia, o desempenho cresceu na sequência: o clube atropelou o Brest nos playoffs e eliminou o grande favorito e líder geral Liverpool, nas oitavas, com boas atuações em ambas as partidas.
No cenário Francês, o PSG segue absoluto e nada de braçadas como de costume. São 74 pontos somados em 28 jogos na Ligue 1, sendo 23 vitórias e cinco empates, sem qualquer uma derrota na competição. O clube também foi campeão da Supercopa Francesa e está na final da Copa da França, onde enfrenta o Stade de Reims, só em maio.
Apesar do destaque coletivo, Dembelé carrega o protagonismo em Paris. Em sua melhor temporada da carreira, o camisa 10 soma 32 gols e oito assistências em 40 jogos. Os números se mostram ainda mais impressionantes desde a virada do ano: são 24 tentos anotados em 20 partidas até aqui.
Um duelo não só de protagonistas, mas de bons times que colocará fogo na Champions League. Pode parecer apenas Dembelé contra Dibu Martínez. Mas é um consistente Aston Villa contra um letal Paris Saint-Germain.