Zerozero
·25 gennaio 2026
Nacional regressa aos triunfos com goleada caseira

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·25 gennaio 2026

Em jogo a contar para a 19ª jornada da Liga Portugal Betclic, a Choupana assistiu à maior vitória do Nacional na temporada, ao bater o Rio Ave por 4-0, após uma série de quatro partidas sem vencer.
Com algum nervosismo visível de parte a parte, o encontro começou com as duas equipas encaixadas e à procura do mesmo objetivo: explorar o espaço nas costas da defesa. Nesse contexto, a formação vilacondense mostrava-se ligeiramente superior, sobretudo através dos movimentos de Clayton.
Sem assumir totalmente o controlo do jogo, o conjunto da casa foi tentando ter mais bola e, pouco depois da meia-hora, acabou por ser feliz. Na sequência de um lançamento lateral, a bola sobrou ao segundo poste e, na sua estreia como titular pelos insulares, Gabriel Veron desbloqueou o marcador.
O Rio Ave reagiu de imediato, com uma bola à barra na sequência de um cabeceamento de João Tomé, mas pouco mais conseguiu criar. Com bola, a equipa de Tiago Margarido conseguiu travar a reação adversária e colocar gelo no jogo, enquanto esperava pelo intervalo.
Insatisfeito, Sotiris Sylaidopoulos mexeu na equipa para os segundos 45 minutos, lançando Ole Pohlmann e Georgios Liavas. No entanto, sofreu um balde de água fria logo a abrir, com Chuchu Ramírez a fazer o 2-0, na sequência de um cabeceamento irrepreensível.
Com uma vantagem confortável no marcador, o Nacional recuou no terreno, cedeu a iniciativa e passou a explorar saídas rápidas. Inconformada, a formação de Vila do Conde tentou responder, mas a tomada de decisão no último terço foi deixando a desejar.
O triunfo estava praticamente consolidado, mas ainda houve tempo para Léo Santos coroar uma grande exibição com o terceiro golo e para Witi Quembo se estrear a marcar, com um remate do meio da rua.
Com esta vitória, o Nacional ultrapassou o seu oponente desta tarde, ascendendo ao 11º lugar, com 20 pontos, os mesmos do Rio Ave, apenas uma posição abaixo.
Léo Santos (Nacional): Irrepreensível no momento defensivo, o central revelou preponderância no ataque, com um belo golpe de cabeça no terceiro golo do Nacional.
Jesús Ramírez (Nacional): Uma vez mais, preponderante. Foi sempre a maior ameaça para a baliza adversária e, com um belo golpe de cabeça, voltou a marcar. Está a tornar-se repetitivo.
André Luiz (Rio Ave): Aquele que poderia ser a grande dor de cabeça para o Nacional teve um jogo completamente ao lado. Faltou fantasia ao extremo brasileiro que acabou substituído.
Exibição bastante segura de Iancu Vasilica que não teve grandes lances para ajuizar. Soube controlar o jogo que, em momento algum, esteve fora de mão.

Onze do Nacional:
Kaique, Alan Nuñez, Léo Santos, Zé Vitor, José Gomes, Matheus Dias, Joel Silva, Igor Liziero, Gabriel Veron, Jesús Ramírez, Paulinho Bóia

Onze do Rio Ave:
Kevin Chamorro, Pancho Petrasso, Jakub Brabec, Nelson Abbey, João Tomé, Brandon Aguilera, Tamás Nikitscher, Marious Vrousai, André Luiz, Clayton Silva, Dario Spikic
1':

Começou a partida
11':

Rio Ave tem procurado explorar o espaço nas costas da defesa adversária, recorrendo a lançamentos longos para a velocidade de Clayton, que tem aparecido repetidamente no limite do fora de jogo
31':

Rio Ave: Clayton Silva
com um grande remate de primeira a obrigar Kaique a uma defesa espetacular para evitar o golo!
34':

GOLO Nacional! Gabriel Veron marca
Gabriel Veron marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
Na estreia a titular, Gabriel Veron estreia-se a marcar ao serviço do Nacional! Lançamento longo para a área, Zé Vitor ajeitou ao primeiro poste e, após Jesús Ramírez falhar a receção, o avançado brasileiro apareceu ao segundo poste para finalizar
37':

João Tomé (Rio Ave) remata à barra!!!
45 +4':

Primeiros 45 minutos muito equilibrados, com um lançamento lateral a fazer a diferença. Ambas as equipas têm procurado explorar o espaço nas costas da defensiva adversária, mas tem faltado discernimento no último terço para definir melhor, sobretudo do lado vilacondense, que tem conseguido chegar com alguma frequência a zonas de finalização. Veron, na estreia a titular, vai fazendo a diferença ao intervalo
46':

GOLO Nacional! Jesús Ramírez marca
Jesús Ramírez marca o seu 13º golo na prova (19 jogos)
Alan Nuñez a tirar um cruzamento milimétrico ao segundo poste, onde Jesús Ramírez apareceu e, com um grande movimento, finalizou de cabeça para o segundo da tarde
66':

Nacional: Jesús Ramírez
a aparecer de rompante ao primeiro poste, com um cabeceamento a passar muito perto da baliza
69':

VAR analisa:
possível grande penalidade sobre Ole Pohlmann, após queda na área adversária
70':

VAR confirma:
Não há grande penalidade!
72':

GOLO Nacional! Léo Santos marca
Léo Santos marca o seu 3º golo na prova (18 jogos)
José Gomes a desviar um canto ao primeiro poste para o centro da área, onde Léo Santos apareceu e cabeceou de forma exímia para o golo!
81':

Com uma vantagem confortável no marcador e perante um Rio Ave conformado com o resultado, o Nacional vai-se soltando no ataque e controlando o ritmo do encontro
90':

GOLO Nacional! Witi Quembo marca
Witi Quembo marca o seu 1º golo na prova (16 jogos)
Witi Quembo encheu-se de coragem e, com um remate do meio da rua, fez o 4-0. Kevin Chamorro a ficar muito mal na fotografia!
90 +4':

O árbitro apita para o final da partida
Melhor em campo:

Léo Santos (CDN) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Irrepreensível no momento defensivo, o central revelou preponderância no ataque, com um belo golpe de cabeça no terceiro golo do Nacional.
Fim de Jogo:

Belíssima vitória do Nacional, a maior da temporada, diante um Rio Ave que pouco ou nada fez para mudar a história do jogo. O golo a abrir o segundo tempo matou completamente as ambições dos vilacondenses, que permitiram ao Nacional quebrar um ciclo de 13 jogos a sofrer golos








































