Esporte News Mundo
·25 marzo 2026
NBA anuncia mudança histórica; confira

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·25 marzo 2026

A NBA aprovou, nesta quarta-feira (25), o início formal do processo de expansão que pode elevar o número de equipes de 30 para 32. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornalista Shams Charania, da ESPN.
A decisão foi tomada pelo Conselho de Governadores da liga e marca a primeira etapa concreta de um plano aguardado há anos.
Estima-se que cada equipe possa custar entre 7 e 10 bilhões de dólares (cerca de até R$ 53 bilhões), o que representaria uma injeção significativa de receita para os atuais proprietários.
Duas cidades aparecem como principais candidatas a receber as novas franquias: Seattle e Las Vegas.
Seattle tem forte tradição no basquete e é vista como favorita por conta do histórico do Seattle SuperSonics, que atuou na liga entre 1967 e 2008 e conquistou o título em 1979 antes de se mudar e dar origem ao Oklahoma City Thunder. O retorno da equipe é um desejo antigo dos torcedores locais.
Já Las Vegas vem se consolidando como um dos principais polos esportivos dos Estados Unidos, sediando eventos como a Summer League da NBA e contando com franquias em outras ligas, como a NFL e a NHL, o que reforça sua candidatura.
Caso o projeto avance nas próximas etapas, que ainda exigem aprovação mínima de 23 dos 30 proprietários, a liga passará a ter 16 equipes em cada conferência.
Atualmente com 15 times em cada lado, a tendência é que as novas franquias ingressem na Conferência Oeste. Com isso, uma equipe precisará mudar de conferência, sendo os principais candidatos o Minnesota Timberwolves ou o Memphis Grizzlies, que migrariam para o Leste para equilibrar o formato da competição.
A expectativa da liga é que todo o processo seja concluído nos próximos anos, com as novas franquias iniciando suas atividades na temporada 2028/29.









































