Zerozero
·23 dicembre 2025
Nigéria aplica-se, mas arranca CAN com vitória tangencial

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·23 dicembre 2025

A Tanzânia vendeu cara a derrota, mas a superioridade técnica e qualitativa da Nigéria falou mais alto e esta saiu vitoriosa, por 2-1, no arranque do CAN.
Com Zaidu (FC Porto) a titular, ao lado de algumas das maiores estrelas africanas da atualidade, a Nigéria dava o início à sua campanha neste CAN - que não vence desde 2013 - , com a clara ambição de mostrar porque é candidata. Cedo mostraram essa vontade e, nos primeiros minutos, Akor Adams atirou à barra da Tanzânia.
Os nigerianos foram conseguindo potenciar bem a velocidade e profundidade do seu ataque, com as diagonais de Osimhen, Adams e Lookman, e foram testando Zuberi Foba - do outro lado, o jogo ia sempre em busca da fisicalidade de Mbwana Samatta -, mas acabaram por marcar de bola parada: aos 36', Semi Ajayi respondeu ao canto estudado na direita e cabeceou para o 1-0. Curiosamente, o golo sofrido acordou a Tanzânia, que intensificou com bola a partir daí.
Regressadas dos balneários, as duas seleções voltaram a todo o gás. A Nigéria teve um golo de Osimhen, de calcanhar, anulado logo aos 45 segundos, adormeceu do outro lado e Charles M’Mombwa aproveitou um balão na direita da área para, completamente só, empatar aos 50'. Contudo, apenas dois minutos depois, Ademola Lookman repôs a vantagem, com um remate fortíssimo de fora da área.
Isto abriu o jogo, até porque nenhuma das seleções tirava o pé do acelerador. A Nigéria era mais paciente com bola e ia tentando explorar as tais diagonais, quase sempre a partir das alas, enquanto a Tanzânia era vertical e não deixava de dar a cara à luta, acreditando que podia ser feliz. Na ponta final, os tanzanianos ainda ameaçaram de fora da área, mas a Nigéria segurou a vantagem e venceu.









































