Deus me Dibre
·3 febbraio 2026
No Mineirão, Cruzeiro sustenta longo tabu sem derrotas diante do Coritiba

In partnership with
Yahoo sportsDeus me Dibre
·3 febbraio 2026

Após um início de temporada marcado por altos e baixos, o Cruzeiro entra na semana com o foco voltado para a recuperação no Campeonato Brasileiro. No último domingo (01/02), a equipe conquistou um importante triunfo por 1 a 0 sobre o Betim, no Campeonato Mineiro, com gol no final salvador marcado por Matheus Pereira, resultado que trouxe um alívio e manteve a chance de classificação às semifinais do estadual vivas.
A estreia na Série A aconteceu da pior forma possível. Na rodada inaugural, o time comandado por Tite sofreu uma dura derrota por 4 a 0 para o Botafogo no estádio Nilton Santos, resultado que intensificou as críticas e ampliou a necessidade de reação imediata.
Com isso, a partida contra o Coritiba, na quinta-feira (5), às 21h30, no Mineirão, ganha ainda mais importância. Além dos três pontos, que seriam fundamentais para aliviar a pressão e recolocar o Cruzeiro na briga por posições melhores na tabela, a Raposa não é derrotada pelo Coritiba no Gigante da Pampulha há quase 22 anos.
A última vez que o clube paranaense venceu no Mineirão foi em julho de 2004, quando triunfou por 3 a 0, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro daquela temporada. O jogo aconteceu pela 12ª rodada e os gols do Coxa foram marcados por Tuta, Laércio e Ataliba. O Cruzeiro era treinado por Emerson Leão e estavam em campo naquela oportunidade jogadores históricos como Edu Dracena, Wendel e Augusto Recife.
Em 23 jogos disputados em Minas Gerais, o Cruzeiro contabiliza 13 vitórias, oito empates e apenas duas derrotas diante do Coritiba em diferentes competições, incluindo Brasileirão, Série B e Copa Sul-Minas.
Na década atual, Cruzeiro e Coritiba se enfrentaram quatro vezes em competições nacionais. Foram dois empates sem gols, ambos em Belo Horizonte, uma vitória do Cruzeiro por 3 a 0, fora de casa, pela Série B de 2021, e um triunfo do Coritiba por 1 a 0, em Curitiba, pelo Brasileirão de 2023. Além disso, o time celeste volta a encarar um velho conhecido, o técnico Fernando Seabra, que comandou o clube por boa parte do Brasileiro de 2024.
Ao longo de todas as competições oficiais, as equipes se enfrentaram 53 vezes: a Raposa saiu com 24 vitórias, houve 15 empates e o Coritiba venceu em 14 ocasiões, resultando em um saldo positivo de 10 vitórias para o clube mineiro. No aspecto ofensivo, o Cruzeiro marcou 83 gols, enquanto o Coxa balançou a rede 60 vezes, gerando um saldo de 23 gols favorável aos celestes.








































