MundoBola
·7 febbraio 2026
Números atestam a queda de rendimento da defesa do Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·7 febbraio 2026

Após 25 dias de pré-temporada e caminhando para o sexto jogo com o elenco principal em 2026, os números defensivos do Flamengo acendem um alerta no Ninho do Urubu. O Rubro-Negro entra em campo neste sábado (7) precisando vencer o Sampaio Corrêa para buscar a classificação no Carioca.
O setor, que foi o grande ponto forte da equipe na temporada passada, tem sido vazado constantemente. Tirando o clássico contra o Vasco, a defesa rubro-negra sofreu gols em todas as partidas do ano, resultando em uma média de 0,8 gol sofrido por jogo. Para efeito de comparação, em todo o ano de 2025, o Flamengo sofreu apenas 49 gols em 75 jogos (média de 0,65).
A queda de rendimento passa diretamente por erros individuais que custaram caro em quatro dos cinco gols sofridos até aqui. O técnico Filipe Luís viu peças de confiança oscilarem. Por exemplo, Léo Ortiz e Emerson Royal cometeram erros no clássico contra o Fluminense, assim como Léo Pereira e Erick Pulgar tiveram atuações abaixo da média contra o São Paulo.
A desorganização ficou evidente no recente empate com o Internacional. No lance do gol de Borré, um erro de passe de Lucas Paquetá, ainda buscando o entrosamento ideal, expôs a zaga. Na recomposição, Léo Pereira e Pulgar saíram para uma perseguição curta, a bola foi esticada e Léo Ortiz acabou perdendo na corrida para o ataque adversário.
A fragilidade do setor também levanta questões sobre a condição física. Desde a reapresentação, em 12 de janeiro, o ritmo dos trabalhos no CT tem sido dosado para evitar lesões em meio à maratona de jogos.
O dilema de Filipe Luís entre manter o entrosamento e preservar os atletas cobrou seu preço. Nomes como Alex Sandro, Arrascaeta e De La Cruz, realizam controle de carga especial e, para o jogo deste sábado (7), sequer foram relacionados. O mesmo vale para Léo Ortiz e Varela, que dão lugar a um rodízio necessário.
Com as ausências confirmadas pela lista de relacionados, o cenário abre caminho para Vitão. O zagueiro, reforço contratado para esta temporada, deve ganhar minutos importantes ao lado de Léo Pereira, visando justificar o investimento e aumentar a competitividade no setor.
No meio-campo, sem Jorginho (lesionado), Allan (fora dos planos) e Saúl (em recuperação), a responsabilidade de proteção à zaga deve recair sobre o jovem Evertton Araújo e Pulgar.
A bola rola para Flamengo e Sampaio Corrêa às 21h (horário de Brasília), no Maracanã.

Live







































