
Gazeta Esportiva.com
·24 aprile 2025
O que é derby no futebol? Entenda a origem

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·24 aprile 2025
O futebol é um esporte que tem seu próprio linguajar. Curiosamente, por conta das diferenças culturais de estados e países, algumas palavras são mais fortes em determinadas regiões.
Este é o caso da palavra “derby“. Há dúvidas por parte das pessoas em relação ao uso da nomenclatura no esporte. Sendo assim, confira abaixo o significado da expressão e como ela é usada no futebol.
No futebol, derby é o nome dado a um clássico entre dois times rivais, que geralmente são da mesma cidade ou região. Esses confrontos costumam ter forte carga emocional, histórica e cultural, tanto para os jogadores quanto para os torcedores.
O termo vem da Inglaterra e tem origem em uma antiga corrida de cavalos chamada “The Derby”, realizada desde 1780 no hipódromo de Epsom. Com o tempo, a palavra passou a ser usada de forma mais ampla para designar qualquer competição acirrada e, no futebol, foi adotado para se referir aos clássicos locais.
Foto: Ronaldo Barreto/Alamy Stock Photo
O termo “derby paulista” é usado para designar o clássico entre Corinthians x Palmeiras, que é um dos maiores do mundo. O autor do batismo foi o prestigiado jornalista Thomaz Mazzoni, que fez sucesso nas décadas de 30 e 40 e é reconhecido também pelo trabalho na Gazeta Esportiva.
O primeiro clássico disputado entre Corinthians e Palmeiras ocorreu no ano de 1917, com vitória do então Palestra Itália por 3 x 0. A rivalidade entre os clubes é a mais antiga e tradicional da capital paulista.
O equilíbrio toma conta do clássico. Em 384 partidas disputadas, o Verdão tem leve vantagem. São 136 vitórias do Palmeiras, 117 empates e 131 vitórias do Corinthians.
No encontro mais recente, que ocorreu no dia 12 de abril, em jogo da 3ª rodada do Brasileirão, o Palmeiras levou a melhor por 2 x 0, gols de Piquerez e Emiliano Martínez.
Foto: Ronaldo Barreto/Alamy Stock Photo
Protagonistas do futebol, os dois times já se enfrentaram em diversas situações, seja em final de Campeonato Paulista, decisão de Brasileiro ou até em mata-mata de Libertadores.
Pelo lado corintiano, as grandes lembranças ficam com a maior goleada no derby, que foi o 5 x 1 no Paulistão de 1982, com direito a hat-trick de Casagrande. A decisão do estadual de 1995 também está sempre na memória do torcedor, assim como a de 1999, protagonizada pelas embaixadinhas de Edilson.
Já o palmeirense não se esquece jamais dos embates em Libertadores, como o derby das quartas de final no ano do primeiro título do clube, em 1999, quando Marcos pegou o pênalti de Vampeta.
Na edição do torneio em 2000, os rivais voltaram a se enfrentar, dessa vez, pela fase semifinal e, novamente, o duelo foi decidido nos pênaltis. Todos os cinco palmeirenses converteram seus pênaltis e São Marcos pegou a quinta e última cobrança do Corinthians, que foi de Marcelinho Carioca, em um dos momentos históricos do derby paulista.