90min
·16 dicembre 2025
O que mudou na escalação do Flamengo desde a última final do Mundial de Clubes?

In partnership with
Yahoo sports90min
·16 dicembre 2025

A Copa Intercontinental substituiu o extinto Mundial de Clubes da FIFA. O Flamengo vai disputar a decisão continental pela terceira vez em sua história. Nesta temporada o campeão carioca, brasileiro e da Libertadores encara o PSG na disputa pelo título. O jogo acontece na quarta-feira (17), às 14h (horário de Brasília) no Estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan, no Catar.Na primeira final, em 1981, Rubro-negro levantou a taça ao vencer o Liverpool por 3 a 0. Anos depois os rivais se encontraram e os ingleses levaram a melhor em 2019, gol do brasileiro Roberto Firmino.
Naquele dia 21 de dezembro de 2019 no Estádio Internacional Khalifa, em Doha, o time brasileiro era comandado por Jorge Jesus. O português escolheu os seguintes titulares: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Everton Ribeiro, Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol. Ao longo da partida entraram o meio-campista Diego Ribas e os atacantes Berrío, Lincoln e Vitinho. No banco ainda estavam os goleiros César e Gabriel Batista, os defensores Rodinei, Matheus Thuler, Rhodolfo e Renê, os meio-campistas Piris da Motta e Reinier.

Firmino e Filipe Luís foram companheiros de Seleção Brasileira na Copa de 2018 / Anadolu/GettyImages
Dos jogadores listados acima apenas Arrascaeta e Bruno Henrique continuam no plantel flamenguista, além de Filipe Luís, que era lateral-esquerdo e depois de pendurar as chuteiras permaneceu no clube para iniciar a carreira de treinador. Para enfrentar o atual vencedor da Champions League a tendência é que o catarinense monte a seguinte equipe: Rossi; Varela, Danilo, Léo Pereira, Alex Sandro; Pulgar, Jorginho, Arrascaeta, Carrascal, Everton Cebolinha, Bruno Henrique.
Em 2022 o Rubro-negro também conquistou a América, porém a participação no torneio intercontinental deixou a desejar - derrota por 3 a 2 para o Al Hilal (Arábia Saudita) e vitória por 4 a 2 sobre o Al Ahly (Egito) na disputa do 3º lugar.









































