Portal dos Dragões
·11 settembre 2025
O registo (impressionante) de Farioli no regresso às competições

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·11 settembre 2025
Em apenas quatro encontros oficiais no banco dos dragões, Francesco Farioli conquistou rapidamente o apreço da massa adepta azul e branca: quatro triunfos, incluindo uma vitória na casa do Sporting (2-1), futebol agradável e uma equipa com ideias renovadas fazem do técnico italiano uma das figuras do novo FC Porto.
Com o período de pausa concluído, a Liga regressa à agenda e os azuis e brancos recebem o Nacional este sábado, às 18h00, no Estádio do Dragão.
Farioli procura o quinto triunfo consecutivo em cinco jornadas, confirmando a elevada taxa de sucesso que tem demonstrado nos regressos das equipas que orienta às competições nacionais.
Desde que assumiu o cargo de treinador principal, após uma passagem por funções de treinador de guarda-redes em vários clubes, Farioli contabiliza 17 partidas disputadas logo após interrupções dos campeonatos, sejam por compromissos das seleções ou pelas pausas de inverno comuns na Europa.
Apesar de nem sempre ter dirigido equipas habituadas a discutir títulos – apenas o Ajax, na época passada, se enquadra nesse perfil -, o registo do jovem treinador é notável.
No total, Farioli soma 13 vitórias em 17 encontros (uma taxa de 76%), com três empates e só uma derrota.
Tanto no Ajax como no Nice, onde cumpriu as duas últimas temporadas completas (2024/25 e 2023/24), o italiano disputou cinco jogos após as pausas: em Amesterdão venceu todos (cinco em cinco) e, no clube francês, registou três vitórias, um empate e uma derrota.
Ao serviço do Alanyaspor, em 2022/23, obteve uma vitória e um empate, um desempenho inferior ao da temporada anterior (2021/22), na qual somou quatro triunfos e um empate, contabilizando jogos tanto no Antalyaspor como no Karagümrük.
As quatro vitórias seguidas no arranque auspicioso no Dragão permitiram a Francesco Farioli igualar o melhor início da sua carreira: apenas no Ajax tinha também arrancado com quatro triunfos consecutivos.
Na época passada, foi precisamente no quinto jogo pelo gigante neerlandês que o treinador conheceu o primeiro deslize, e esse aconteceu num encontro decisivo.
O Ajax perdeu na Johan Cruyff Arena (0-1) contra o Panathinaikos, na segunda mão da 3.ª pré-eliminatória da UEFA Europa League, levando a decisão para o desempate por grandes penalidades, após ter vencido a primeira mão.
No desempate, o emblema de Amesterdão impôs-se (13-12) e prosseguiu na prova, onde apenas foi eliminado nos oitavos de final pelo Eintracht Frankfurt (2-6 no agregado).