Revista Colorada
·18 febbraio 2026
O Uso da Inteligência Artificial no Futebol Moderno

In partnership with
Yahoo sportsRevista Colorada
·18 febbraio 2026

A IA no futebol tornou-se uma realidade, e não mais um sonho distante. Ela está transformando o treinamento de equipes, a análise de jogos e o engajamento dos torcedores no esporte.
Até mesmo os clubes europeus mais renomados, assim como as principais equipes brasileiras que disputam o Campeonato Brasileiro Série A, estão utilizando a IA para aprimorar a tomada de decisões dentro e fora de campo.
O Brasil, país onde o futebol é considerado uma religião, vê a tecnologia como um dos aspectos que mais influenciam os departamentos de desempenho, os sistemas de olheiros e as estratégias de engajamento dos torcedores. O futebol hoje é, na verdade, uma combinação de habilidade, tradição e dados inteligentes.
Falar sobre inteligência artificial no futebol é basicamente falar sobre máquinas que conseguem lidar com enormes quantidades de dados para fornecer informações muito úteis em segundos. Essas soluções oferecem monitoramento de movimento dos jogadores, avaliação de posicionamento tático e previsão de resultados potenciais durante a partida.
Assim como algoritmos altamente sofisticados impulsionam plataformas de entretenimento, como cassino online Brasil, onde análises em tempo real e modelos comportamentais ajudam a aprimorar a experiência do usuário, os clubes de futebol estão empregando um conjunto semelhante de tecnologias para monitorar o comportamento dos jogadores, prever as estratégias dos adversários e aumentar a eficiência do desempenho. As mesmas técnicas de aprendizado de máquina usadas para o cálculo de probabilidades em jogos digitais agora auxiliam os treinadores a tomar melhores decisões táticas.
Não são apenas o Flamengo e o Palmeiras que estão na vanguarda em termos de análise de dados no Brasil. Eles lançaram departamentos dedicados à análise de dados que:
Essas soluções permitem que a comissão técnica vá além da intuição e chegue a conclusões baseadas em evidências. Em torneios extremamente exigentes como a Copa Libertadores, até mesmo pequenas vantagens analíticas podem fazer a diferença no resultado final.
O Brasil é um país que sempre foi sinônimo de talento de futebol de classe mundial. Do lendário Pelé ao astro mais recente, Neymar, a história do futebol brasileiro é repleta de jogadores talentosos. A IA agora auxilia na descoberta de futuros talentos.
Plataformas de observação baseadas em IA têm a capacidade de analisar o desempenho de um grande número de jogadores de ligas de base, torneios locais e competições mundiais. Além de apenas observar os jogos pessoalmente, os clubes agora podem medir:
A IA representa um recurso tático para clubes no Brasil que não possuem o mesmo poderio financeiro dos clubes europeus. Ela permite que eles identifiquem talentos escondidos em ligas estaduais menos conhecidas, como o Campeonato Paulista e o Campeonato Carioca.
Os calendários do futebol no Brasil são bastante exigentes. Os jogadores podem ter que disputar campeonatos estaduais, partidas do campeonato nacional, torneios continentais e convocações para seleções nacionais, o que, em conjunto, resulta em uma carga de trabalho muito pesada.
As ferramentas de IA ajudam essencialmente na prevenção de danos físicos, analisando detalhadamente os seguintes aspectos:
Atualmente, com essas informações, os modelos preditivos podem alertar as equipes médicas antes mesmo que o jogador atinja o nível de risco de lesão. Isso é de grande ajuda, especialmente no Brasil, onde as longas distâncias entre as cidades de Porto Alegre, Recife e Manaus podem ser fisicamente desgastantes.
O futebol não é apenas um jogo no Brasil. Ele faz parte da personalidade, do círculo íntimo e dos sentimentos de cada um. A IA está mudando a forma como os torcedores aproveitam ao máximo o esporte.
Canais de TV e plataformas digitais estão utilizando tecnologias de IA para:
Os mais recentes avanços em tecnologia orientada por dados estão se tornando parte integrante dos sistemas de segurança e controle de multidões em estádios como o Maracanã, no Rio de Janeiro, e a Arena Corinthians, em São Paulo.
A IA também levou as equipes a um novo patamar tático. Atualmente, os técnicos brasileiros utilizam cada vez mais dados como evidência para suas decisões estratégicas.
Sistemas de inteligência artificial (IA) que utilizam aprendizado de máquina analisam:
Em vez de se aterem às formações tradicionais, os técnicos têm a oportunidade de visualizar cenários por meio de simulações antes das partidas. Por exemplo, a IA pode estimar o desempenho de uma formação 4-3-3 contra uma defesa compacta em um 4-4-2, com base em registros anteriores.









































