Portal dos Dragões
·9 settembre 2025
Onda de lesões deixa FC Porto em alerta

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·9 settembre 2025
Sinal de alerta no Dragão. Francesco Farioli viu, na tarde de segunda-feira, mais dois jogadores sofrerem lesões, agravando as suas preocupações na preparação para a receção ao Nacional – um encontro que até poderá vir a não se realizar.
Durante a pausa das seleções, o FC Porto realizou um partido de treino com o Lusitânia Lourosa, no qual William Gomes e Luuk de Jong se lesionaram, passando a integrar a lista de atletas seguidos pelo departamento médico.
O clube atualizou pouco depois a situação de ambos: o extremo brasileiro sofreu “uma lesão muscular no isquiotibial da perna esquerda”, enquanto o avançado neerlandês está a contas “entorse no joelho esquerdo com lesão do ligamento lateral”.
O FC Porto comprometeu-se a “atualizar o estado clínico” dos dois jogadores “nos próximos dias”, mas William Gomes e Luuk de Jong são já ausências confirmadas para o jogo agendado para a tarde de sábado.
O caso mais preocupante é o do internacional neerlandês, cujo diagnóstico inicial aponta para uma paragem de várias semanas. Luuk de Jong pode mesmo falhar todos os encontros do FC Porto até à próxima interrupção para compromissos das seleções.
Assim, o experiente avançado de 35 anos deverá não estar disponível para os jogos com Nacional, Rio Ave, Salzburgo, Arouca, Estrela Vermelha e… Benfica.
Quanto a William Gomes, autor de um dos golos na vitória no clássico em Alvalade, sentiu uma picada na perna esquerda; os primeiros indícios sugerem um problema menos grave que poderá permitir a sua recuperação a tempo do desafio frente aos insulares.
Há, porém, mais motivos de preocupação. Além de William Gomes e De Jong, também Alberto Costa, Stephen Eustáquio, Gabri Veiga e Martim Fernandes estão agora nas mãos do departamento clínico do FC Porto e deverão falhar a 5.ª jornada da I Liga.
Alberto Costa, recém-contratado à Juventus, vinha a assumir-se como peça importante neste início de época, com quatro assistências, mas sofreu uma lesão na coxa direita.
Eustáquio sofreu um problema físico ao serviço da seleção do Canadá, enquanto Gabri Veiga continua a realizar trabalho condicionado, depois de ter falhado a deslocação a Alvalade.
Mais distante de regressar está o jovem Martim Fernandes, que lesionou o ligamento colateral externo do joelho esquerdo no primeiro jogo da temporada, diante do Vitória SC.