Paulo Bento recorda aposta em Rui Patrício: «Tivemos mérito em não deixá-lo cair» | OneFootball

Paulo Bento recorda aposta em Rui Patrício: «Tivemos mérito em não deixá-lo cair» | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·12 dicembre 2025

Paulo Bento recorda aposta em Rui Patrício: «Tivemos mérito em não deixá-lo cair»

Immagine dell'articolo:Paulo Bento recorda aposta em Rui Patrício: «Tivemos mérito em não deixá-lo cair»

No dia em que Rui Patrício se despediu do futebol profissional, numa homenagem na Cidade do Futebol, Paulo Bento foi um dos nomes que falou à imprensa. O antigo treinador do Sporting, que lançou o guarda-redes há quase duas décadas, falou sobre as qualidades do ex-jogador e a influência que teve no seu percurso.

«Já lá vão uns aninhos... Mas há dois momentos nesta etapa do Rui. Um na temporada 2006/07, em que o Ricardo e o Tiago não estão em condições para jogar frente ao Marítimo (0-1). Temos a decisão de colocar o Rui, deixando-lhe claro que iria fazer aquele jogo, mas não iria depois continuar porque o Ricardo regressaria. Creio que ganhámos e o Rui defende um penálti, o que é marcante para ele e para nós», começou por dizer o antigo selecionador.


OneFootball Video


«Depois há outro momento em que decidimos apostar nele. É quando o Rui joga em Matosinhos, depois joga em Manchester e aí prova que iria conseguir aquilo que conseguiu, porque nem tudo correu bem nesses jogos iniciais, mas o que foi mais importante para nós, para mantermos a aposta, foi saber que estávamos perante um guarda-redes com umas qualidades enormes em vários aspetos, mas acima de tudo na questão da força mental, da parte emocional. Isso levou-nos a seguir com o Rui e fez com que ele chegasse ao patamar a que chegou.»

Paulo Bento, que se considera «amigo», não ignorou a influência que teve no percurso do guarda-redes, recordando um arranque difícil de carreira:

«O que fizemos, de dar uma oportunidade, era uma questão de tempo até alguém fazer. Depois, sem falsas modéstias, acredito que tivemos um bocadinho de mérito em não deixá-lo cair», atirou, recordando alguns erros de inexperiência. « Agora é tudo muito bonito e estes dias são de festa, mas não me esqueço. Daí ser a parte mental que realço mais no Rui, pela resiliência e pela capacidade que teve de resistir a tanta coisa, até aos maus tratos dentro de casa.»

Visualizza l' imprint del creator