Zerozero
·12 dicembre 2025
Paulo Bento recorda aposta em Rui Patrício: «Tivemos mérito em não deixá-lo cair»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·12 dicembre 2025

No dia em que Rui Patrício se despediu do futebol profissional, numa homenagem na Cidade do Futebol, Paulo Bento foi um dos nomes que falou à imprensa. O antigo treinador do Sporting, que lançou o guarda-redes há quase duas décadas, falou sobre as qualidades do ex-jogador e a influência que teve no seu percurso.
«Já lá vão uns aninhos... Mas há dois momentos nesta etapa do Rui. Um na temporada 2006/07, em que o Ricardo e o Tiago não estão em condições para jogar frente ao Marítimo (0-1). Temos a decisão de colocar o Rui, deixando-lhe claro que iria fazer aquele jogo, mas não iria depois continuar porque o Ricardo regressaria. Creio que ganhámos e o Rui defende um penálti, o que é marcante para ele e para nós», começou por dizer o antigo selecionador.
«Depois há outro momento em que decidimos apostar nele. É quando o Rui joga em Matosinhos, depois joga em Manchester e aí prova que iria conseguir aquilo que conseguiu, porque nem tudo correu bem nesses jogos iniciais, mas o que foi mais importante para nós, para mantermos a aposta, foi saber que estávamos perante um guarda-redes com umas qualidades enormes em vários aspetos, mas acima de tudo na questão da força mental, da parte emocional. Isso levou-nos a seguir com o Rui e fez com que ele chegasse ao patamar a que chegou.»
Paulo Bento, que se considera «amigo», não ignorou a influência que teve no percurso do guarda-redes, recordando um arranque difícil de carreira:
«O que fizemos, de dar uma oportunidade, era uma questão de tempo até alguém fazer. Depois, sem falsas modéstias, acredito que tivemos um bocadinho de mérito em não deixá-lo cair», atirou, recordando alguns erros de inexperiência. « Agora é tudo muito bonito e estes dias são de festa, mas não me esqueço. Daí ser a parte mental que realço mais no Rui, pela resiliência e pela capacidade que teve de resistir a tanta coisa, até aos maus tratos dentro de casa.»


Live


Live


Live


Live


Live































