Pepê voltou a marcar na I Liga quase um ano depois: «Quer ser importante no clube» | OneFootball

Pepê voltou a marcar na I Liga quase um ano depois: «Quer ser importante no clube» | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·12 agosto 2025

Pepê voltou a marcar na I Liga quase um ano depois: «Quer ser importante no clube»

Immagine dell'articolo:Pepê voltou a marcar na I Liga quase um ano depois: «Quer ser importante no clube»

Quem o viu e quem o vê. 2025/2026 começou de forma oficial esta segunda-feira, mas Pepê já voltou a demonstrar todas as suas qualidades, após ter deixado excelentes indicações nos amigáveis realizados pelo FC Porto. A temporada transata foi para esquecer (marcou apenas três golos na Liga Portugal Betclic), porém, o avançado brasileiro parece estar de cara lavada com Francesco Farioli, treinador italiano que tem conseguido extrair as suas qualidades.

O 'camisola 11' revelou-se decisivo no embate diante do Vitória SC, tendo em conta que inaugurou o marcador logo aos 12 minutos, altura em que «picou» a bola por cima de Charles, guarda-redes que nada conseguiu fazer para evitar o concretizar do 1-0.


OneFootball Video


Mas, afinal, há quanto tempo é que Pepê não marcava um golo na I Liga?

A fazer valer cada milhão

Apesar de ter somado vários minutos por estas andanças, o internacional brasileiro não fazia o gosto ao pé desde o dia... 3 de novembro de 2024, altura em que ajudou o FC Porto a derrotar o Estoril Praia. Desde então? Nenhum golo e apenas uma assistência, números pobres para um atleta que já mostrou outro tipo de argumentos.

Quase um ano volvido, Pepê parece estar de regresso à sua melhor versão. Já o tinha demonstrado contra FC Twente e Atlético Madrid, mas deu o primeiro passo nesse sentido no arranque do campeonato. A plateia do Dragão está a voltar a fazer as pazes com um atleta que está no clube desde 2021/2022, altura em que os azuis e brancos desembolsaram 15 milhões de euros para o contratar ao Grêmio.

O extremo brasileiro contou com uma trajetória ascendente desde então. Foi sempre bastante utilizado (mais de 40 jogos em todas as épocas), sendo que correspondeu com golos e estatísticas. Em 2021/2022, foi responsável por seis remates certeiros e cinco assistências, números que conseguiu ultrapassar no ano seguinte: cinco golos e dez assistências em 55 encontros realizados.

Em 2023/2024, por sua vez, apresentou a sua melhor versão em termos estatísticos (oito golos e nove assistências), um cenário que lhe valeu a chamada para dois jogos com a seleção do Brasil, as suas únicas internacionalizações até ao momento.

Subiu diversos patamares até atingir um dos principais objetivos da carreira. «A confiança que o mister [Sérgio Conceição] e toda a equipa técnica têm no meu trabalho e na capacidade para fazer várias funções é algo incrível, que abre a minha mente para poder entender o jogo muito melhor», referiu na altura da convocatória.

De volta?

Desde então, o Estádio do Dragão não viu essa versão de Pepê com regularidade. Muitas exibições apagadas, fracas e sem impacto direto no resultado ajudam a explicar os meses relativos a 2024/2025, um ano complicado na carreira do extremo de 28 anos.

Pelo meio, um episódio com Vítor Bruno, treinador que acusou o atleta de indisciplina. «O Pepê não está cá hoje porque não quis. Autoexcluiu-se do jogo», explicou o técnico, após um encontro diante do Gil Vicente, em Barcelos.

A experiência com Martín Anselmi também não correu de feição, tendo em conta que o argentino não foi capaz de puxar o atleta para outro tipo de patamares. Isso tem acontecido com regularidade com Francesco Farioli, que lhe concedeu a titularidade nos últimos embates realizados.

«Tive algumas conversas recentes com ele, mas foram apenas para perguntar se estava tudo bem [risos]. Falámos um pouco e penso que tudo ficou bem claro, ele quer ter um papel importante no FC Porto, está muito motivado nesse sentido», começou por responder o italiano ao zerozero, na conferência de imprensa após o jogo com o Vitória SC.

«Ele deu uma entrevista onde expressou o seu desejo de ficar e ser importante no clube. Quando temos um jogador num nível tão alto de maturidade, tudo resulta. O sacrifício e o esforço que fez pela equipa foi notável», acrescentou o treinador.

A amostra é curta, bem sabemos disso, mas os indicadores deixados por Pepê deixam 'água na boca' dos adeptos portistas, que desesperam pela sua melhor versão. Uma possível renovação de contrato encontra-se no horizonte (o atual vínculo termina no verão de 2027).

Visualizza l' imprint del creator