Jogada10
·1 febbraio 2026
Pezzolano aposta nos jovens e dá o tom do Internacional para a temporada

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·1 febbraio 2026

O Internacional encerrou a primeira fase do Gauchão com vitória por 1 a 0 sobre o Caxias e, mais do que o resultado, deixou sinais claros do caminho que pretende seguir na temporada. Sob o comando de Paulo Pezzolano, o time tem alternado formações, testado jogadores e integrado jovens da base ao elenco principal, mesmo em partidas decisivas.
Desde o início do Estadual, portanto, o treinador tem tratado a competição como ferramenta de avaliação, sem abrir mão de competir. Contra o Caxias, mais uma vez, o Inter entrou em campo com elenco mesclado, intensidade controlada e respostas positivas de atletas que vêm ganhando espaço jogo após jogo.
Ao fim da partida, Pezzolano fez questão de destacar o desempenho dos jovens e o processo de amadurecimento que vem acontecendo nas últimas rodadas. Segundo ele, o contato diário com jogadores mais experientes tem sido fundamental para acelerar esse crescimento dentro de campo.
“Os meninos estão dando retorno, estão trabalhando muito bem. São meninos que estão pegando, pela primeira vez, esse roce com jogadores experientes. Isso é muito importante para eles. Eu fico muito contente ao ver que eles estão crescendo, entendendo o ritmo e aprendendo dentro do jogo.”

INternacional bate caxias e termina a fase de grupos em primeirão. Foto: Ricardo Duarte/Internacional
Na avaliação do treinador, o Campeonato Gaúcho tem cumprido um papel estratégico dentro do planejamento do clube. Com isso, além de buscar resultados, o Inter aproveita a competição para dar minutos a quem precisa e, ao mesmo tempo, ampliar o leque de opções para a sequência da temporada.
“Vamos seguir fazendo o que viemos fazendo agora. Os jogadores que precisam de minutagem vão seguir jogando, e alguns meninos também vão seguir jogando. A melhor lição para eles é jogar, estar dentro do campo, pegar esse roce, sentir a velocidade da bola. Isso é o mais lindo para eles, para que sigam crescendo.”
Outro ponto abordado na coletiva foi a chegada do atacante Alejandro. Para Pezzolano, o reforço amplia as possibilidades ofensivas e oferece novas variações ao setor, inclusive com a chance de atuar ao lado de Borré.
“É um jogador muito interessante. Estamos muito contentos com a chegada dele. Ele pode jogar com o Borré tranquilamente, porque o Borré faz muito bem a função de segunda ponta. Agora vamos ver como ele vai se incorporando ao grupo e como eles podem crescer juntos dentro do campo.”
Por fim, o treinador comentou a atuação decisiva de Anthoni na vitória e também valorizou a evolução de Roger. Para Pezzolano, a concorrência na posição é positiva e ajuda a elevar o nível do grupo.
“O Anthoni é muito importante e ele sabe disso. No ano passado disputou muitos jogos e mostrou qualidade. Ao mesmo tempo, o último jogo do Roger foi perfeito, excelente. A gente precisa recuperar a melhor versão do Roger e seguir com a melhor versão do Anthoni, para ficar tranquilos durante a temporada.”









































