Coluna do Fla
·21 gennaio 2026
Plata faz mudança e usará 3º número diferente no Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·21 gennaio 2026

Geralmente, os jogadores de futebol têm um número da sorte e apostam em algo fixo. Porém, com Gonzalo Plata no Flamengo é diferente. O equatoriano vai jogar a temporada 2026 com um número inédito, diferentemente das opções utilizadas nos dois anos anteriores.
Se em 2024 Plata fez o gol do título da Copa do Brasil sobre o Atlético-MG com a 45, no ano passado, o ponta mudou e passou a usar a 50. Agora, em 2026, o jogador vai a campo com a 19. A estreia acontece nesta quarta-feira (21), contra o Vasco, no Maracanã, pelo Campeonato Carioca.
A camisa 19 não é novidade na carreira de Gonzalo Plata. Isso porque, o ponta também utiliza esse número na Seleção do Equador. Inclusive, foi com ela que o jogador do Flamengo disputou a Copa do Mundo de 2022, no Catar. O rubro-negro ainda não revelou o motivo da troca, mas vale destacar que tem outro Mundial de seleções em 2026.
Quando foi anunciado em 2024, Plata escolheu a 45, mas sem motivo aparente. Posteriormente, com a mudança para a 50, a numeração remete ao início de sua carreira no futebol profissional, sendo de grande valor sentimental para o atacante equatoriano.
O último camisa 19 do Flamengo foi o jovem Lorran, que foi emprestado para o Pisa (ITA) no meio do ano passado. Desde então, o número ficou sem dono. Inclusive, no Mundial de Clubes, disputado contra o PSG (FRA) na final, nenhum atleta usou a 19.







































