Papo na Colina
·13 luglio 2026
“Prioridade”: Pedro Emanuel assume o Vasco e manda recado forte sobre o Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·13 luglio 2026

O Vasco apresentou oficialmente na tarde desta segunda-feira o técnico português Pedro Emanuel como o novo comandante da equipe profissional. O treinador de 51 anos, que encerrou recentemente a sua passagem pelo Al-Fayha, da Arábia Saudita, chega ao Rio de Janeiro com a missão de reestruturar o desempenho técnico do time. A expectativa da diretoria é que o profissional faça a sua estreia oficial à beira do gramado já na próxima quinta-feira, no confronto diante do Vitória, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro.
Em suas primeiras declarações coletadas na entrevista de apresentação ao lado do diretor executivo Admar Lopes, o comandante demonstrou estar ciente do tamanho da responsabilidade no cenário nacional. O técnico português Pedro Emanuel destacou o peso institucional da nova casa e o impacto internacional da transferência:
“Sem dúvida tenho conhecimento do Campeonato Brasileiro pela qualidade dos jogadores e por ser uma das melhores competições do mundo. Falei com os treinadores que passaram no campeonato, são uma grande referência por serem uma história de sucesso. É isso que pretendemos como comissão técnica. É um desafio grande por ser um clube grande, mas não é só um clube grande no Brasil. Em Portugal, vários falaram comigo desde que a notícia surgiu.”
Para dar sustentação ao projeto tático e acelerar a transição de comando no dia a dia, o novo treinador trouxe uma comissão técnica completa para trabalhar nos campos do CT Moacyr Barbosa. Desembarcam em solo carioca os auxiliares técnicos Rui Gomes e Pedro Correia, o preparador físico André Galbe e o analista de desempenho Gil Varajão. O grupo já iniciou o mapeamento do elenco para ajustar os primeiros posicionamentos nos treinamentos táticos e corrigir as falhas coletivas mais urgentes.
As conversas com a diretoria ganharam enorme tração ao longo da última semana, resultando em um desfecho rápido e no anúncio oficial na última sexta-feira. O treinador estava livre no mercado e revelou que recusou propostas financeiramente mais vantajosas de clubes do futebol saudita para aceitar o desafio no Brasil. O técnico português Pedro Emanuel afirmou que o projeto apresentado pelos dirigentes pesou na decisão e garantiu que a instabilidade jurídica da SAF não foi um empecilho para o acerto do vínculo.

Pedro Emanuel é apresentado no Vasco — Foto: João Guerra/ge
O novo comandante mandou um recado direto sobre como pretende conquistar o espaço com o torcedor:
“Nos preparamos bem para isso. Sei que sou um grande desconhecido para muitos de vocês, mas temos trabalho para vocês e quero que todos nos conheçam com o trabalho que vamos fazer.”
Ao analisar o atual momento do time no torneio, ele demonstrou otimismo em uma reação rápida e pediu foco absoluto para que o Vasco consiga subir posições na tabela e deixar a incômoda 17ª colocação.
“Nesse momento, a tabela do Brasileirão nos diz muito. É prioridade voltar a pôr o Vasco no lugar onde merece. Temos que colocar o Brasileirão como merece. Não diria que a situação é delicada, são poucos pontos de diferença. A história do Vasco é de conquistas, e isso tem que fazer parte da nossa essência. O nosso desafio será esse. Quando entrei nesse CT senti a energia e a grandeza do clube. O que encontrei aqui é muito positivo. Esse é o alicerce para o que vem aí”, concluiu o treinador.
O grupo agora foca os trabalhos na preparação tática para buscar uma vitória crucial no meio de semana pelo Brasileirão.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.







































