Leonino
·16 luglio 2025
Prova de fogo: Rui Borges insiste em mostrar Sporting renovado

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·16 luglio 2025
O Sporting volta a jogar esta quarta-feira, dia 16 de julho, frente ao Celtic, às 19h30 permitindo aos adeptos ver as mudanças implementadas para a nova temporada. O Estádio do Algarve será o palco do primeiro encontro aberto ao público. Como noticiado anteriormente, o objetivo de Rui Borges passa por apresentar uma equipa com ideias renovadas, introduzindo o seu ADN tático ao plantel leonino.
A mudança mais significativa, que tem vindo a ser implementada ao longo da pré-época, é a introdução do novo sistema tático 4x2x3x1, que contrasta com o 3x4x3 de Ruben Amorim, que acabou por ser utilizado por Rui Borges até ao fim da época passada.
A defesa também é um setor que Rui Borges procura melhorar ativamente. Apesar do Sporting ter sido, na última temporada, a equipa que concedeu menos oportunidades ao adversário, o treinador leonino exige mais. Têm sido regulares os trabalhos de reação à perda de bola, com o objetivo de tornar a equipa mais asfixiante nos momentos de recuperação.
Além das alterações táticas, que preveem ainda que Pedro Gonçalves assuma o papel de 'número 10' em campo, irão também dar-se mudanças na dimensão do plantel do Sporting. Após o término dos trabalhos de pré-época no Algarve, onde estão presentes 30 jogadores, excluindo-se Daniel Bragança e Nuno Santos que estão de fora ainda em recuperação, o desejo de Rui Borges será reduzir o plantel dos verdes e brancos para 27 atletas.
Ainda assim, o técnico transmontano pretende ver alguns dos jovens que chamou para o estágio em ação, como é o caso de Rayan Lucas, Diogo Travassos, Manuel Mendonça, David Moreira e Rodrigo Ribeiro. Reforçar a posição de lateral-direito, ponta de lança e extremo-esquerdo é o próximo passo a dar.