MundoBola Flamengo
·7 agosto 2025
Queda na Copa do Brasil pode virar trunfo: Flamengo evita caos de datas e desgastes para confrontos diretos

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·7 agosto 2025
Uma eliminação é sempre dolorosa, mas no calendário do futebol brasileiro e para um clube que prioriza o Brasileirão e a Libertadores, o mal pode acabar servindo para o bem. Isso porque, até a decisão da Copa, diversas rodadas seriam impactadas.
Em outros tempos, por exemplo, o Rubro-Negro entraria com times alternativos em jogos do Brasileirão para jogar as decisões da Copa do Brasil, deixando pontos importantes pelo caminho no torneio nacional.
Em 2025, o calendário não é diferente, e há sete jogos do Brasileirão que seriam impactados pelas quartas de final, semifinal e final da Copa caso o Flamengo avançasse.
As datas da Copa do Brasil ainda não foram confirmadas, mas são uma base do que deve acontecer no período. As quartas de final estão previamente marcadas para os dias 27 de agosto e 11 de setembro, em jogos de ida e volta, respectivamente.
Entre essas partidas, o Flamengo teria três jogos pelo Brasileirão, contra Vitória, Grêmio e Juventude. O mesmo acontece nos jogos de ida e volta das semifinais, que estão marcadas para 5 e 19 de outubro, respectivamente.
O Flamengo enfrenta Cruzeiro, Bahia e Botafogo entre as datas dos jogos dessa fase. Além disso, o Mengão tem jogo contra o Palmeiras, um dos principais rivais na briga pelos títulos da temporada, exatamente entre os jogos de ida e volta da final da Copa do Brasil, que estão marcados para 2 e 9 de novembro.
Ou seja, o Mengão, certamente, teria que enfrentar o Palmeiras com time alternativo pensando na conquista da Copa do Brasil. Dessa forma, são muitos pontos que poderiam ficar pelo caminho com o constante avanço do clube na competição.
Vale lembrar que o Flamengo disputa a final da Copa do Brasil há três anos, sendo campeão em 2022 e 2024, e ficando com o vice-campeonato em 2023.
Além disso, são quatro anos sem disputar o título brasileiro de forma definitiva. Ou seja, anos priorizando copas, com o Brasileirão de lado e uma competitividade baixa na competição.
Por enquanto, o Flamengo é líder do campeonato e tem tudo para brigar pelo título até o final. É possível que a equipe de Filipe Luís acabe conseguindo conquistar mais pontos do que conquistaria de continuasse na Copa do Brasil, já que sete jogos que seriam impactados significam 21 pontos em disputa, o suficiente para afastar um time da briga pela taça ou mesmo torná-lo campeão.
Live
Live