Renato destaca desafio físico e rodízio no elenco mas afirma: “A espinha dorsal da equipe eu já tenho” | OneFootball

Renato destaca desafio físico e rodízio no elenco mas afirma: “A espinha dorsal da equipe eu já tenho” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Saudações Tricolores.com

Saudações Tricolores.com

·3 agosto 2025

Renato destaca desafio físico e rodízio no elenco mas afirma: “A espinha dorsal da equipe eu já tenho”

Immagine dell'articolo:Renato destaca desafio físico e rodízio no elenco mas afirma: “A espinha dorsal da equipe eu já tenho”

Renato Gaúcho finalmente admitiu ter encontrado a base titular ideal do Fluminense, na coletiva de ontem. Após a vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, no Maracanã, o técnico confirmou que encontrou a “espinha dorsal” da equipe e revelou qual será o sistema tático padrão daqui para frente.

“Mais ou menos por aí, eu estudo os adversários e procuro escalar a equipe que acho que vai se dar bem, independente de jogar fora ou em casa”, explicou o treinador, revelando que o esquema com três volantes tem sido o mais efetivo até o momento. “Às vezes preciso mudar por suspensões ou lesões, mas procuro manter uma base, mudar pouco. A espinha dorsal da equipe eu já tenho.”


OneFootball Video


Renato também destacou a importância de dar oportunidades para todos os jogadores, mantendo o ritmo do grupo: “Não tenho time definido, até certo ponto preciso dar oportunidades para todo mundo. A maior prova está aí: fomos ao Mundial e não tivemos um dia de folga. A cada três dias temos uma decisão e tenho vários jogadores no departamento médico.”

O técnico frisou o desgaste físico que o elenco enfrenta em meio ao calendário puxado: “Peço que todos analisem o desgaste do nosso grupo. As lesões estão aparecendo porque o time vem sofrendo muito fisicamente. Disputo vários campeonatos e quando falo que é preciso poupar, sei o que estou fazendo.”

Renato ainda ressaltou as dificuldades extras que o time enfrenta por ter sido o último a voltar do Mundial, com pouco tempo para recuperação: “Tivemos um dia para recuperar da viagem. Nossos jogadores são seres humanos, estão bem fisicamente, mas jogar uma ‘pelada’ a cada três dias desgasta. Fora a viagem e o fuso horário, quem aguenta?”

Ele concluiu com um elogio à entrega da equipe, mesmo diante das adversidades: “O Fluminense anda bem demais considerando todos esses problemas.”

Com essa gestão criteriosa e cuidado no manejo do elenco, Renato Gaúcho busca manter o Fluminense competitivo nas diferentes frentes, tentando equilibrar qualidade técnica, força física e recuperação dos jogadores.

Visualizza l' imprint del creator