MundoBola
·2 dicembre 2025
Renovação de Filipe Luís: exigência do empresário trava negociação

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·2 dicembre 2025

A negociação para a renovação contratual de Filipe Luís com o Flamengo tem esbarrado no valor da multa rescisória para o futebol europeu. O entrave coloca em lados opostos o interesse de proteção do clube e o planejamento de carreira desenhado pelo poderoso empresário Jorge Mendes, que exige uma cláusula de saída com valores acessíveis para os grandes clubes da Europa.
A informação foi trazida pelo jornalista Bruno Andrade, durante o programa "Fala a Fonte", da "ESPN". Segundo a apuração, o tempo de contrato e as bases salariais não são o principal problema, mas sim a facilidade, ou dificuldade, que o treinador teria para deixar o Rubro-Negro caso receba uma oferta do Velho Continente.
Jorge Mendes, conhecido por gerenciar as carreiras dos maiores astros do futebol mundial como Cristiano Ronaldo, Lamine Yamal, projeta que Filipe Luís pode se tornar um alvo cobiçado em breve. A estratégia do agente é garantir que, se o técnico fizer mais uma temporada espetacular em 2026, ele não fique "preso" ao Flamengo por uma multa impagável.
"Eles não querem uma multa lá em cima. Eles querem que um time europeu tenha condições, entre aspas, tranquilas de buscar o Filipe", detalhou Bruno Andrade.
Do outro lado da mesa, a diretoria rubro-negra mantém o freio de mão puxado. O clube entende que Filipe Luís é um ativo fundamental para o projeto esportivo, especialmente após a conquista do tetra da Libertadores, e não quer ficar vulnerável ao assédio externo.
A intenção do Flamengo é justamente o oposto: fixar uma multa rescisória elevada para se proteger e garantir a permanência do comandante a longo prazo ou, no mínimo, receber uma compensação financeira relevante em caso de saída.
"O Flamengo não é bobo, quer a multa lá em cima para se proteger", completou o jornalista.
Enquanto os representantes debatem as cláusulas contratuais, Filipe Luís segue focado no campo. O treinador prepara a equipe para o jogo decisivo contra o Ceará, nesta quarta-feira (3), no Maracanã, onde uma vitória simples garante o título do Brasileirão 2025.









































