Coluna do Fla
·26 dicembre 2025
Renovação de Filipe Luís: veja 3 motivos que travam acerto com o Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·26 dicembre 2025

Depois de ganhar quase tudo no Flamengo em 2025, Filipe Luís se valorizou. Por isso, o Rubro-Negro está com dificuldades para renovar o contrato do treinador, que acaba na próxima quarta-feira (31). Veja os três motivos que emperram o ‘ok’ do comandante à diretoria do clube.
Por ter vindo da base do Flamengo, Filipe Luís tem um dos menores salários dos técnicos da Série A do Brasileirão. Então, o treinador espera ser valorizado. Além disso, o comandante deseja ter o principal vínculo do país, acima de Abel Ferreira, do Palmeiras, o atual líder do ranking.
Na oferta do Flamengo, Filipe Luís estaria próximo desses números, mas, por pouco, não é suficiente para ultrapassar Abel Ferreira. O Rubro-Negro entende que a valorização é satisfatória e não pretende ceder. Ou seja, está nas mãos do ex-lateral.
O Flamengo negocia a renovação de contrato com Filipe Luís desde abril. Na época, as conversas caminhavam bem para a prorrogação do vínculo. No entanto, o treinador, durante 2025, passou a ser agenciado por Jorge Mendes e tudo mudou.
Mendes, que trabalhou com Filipe quando o técnico era jogador, é um dos principais empresários do mundo do futebol e costuma ser famoso por ‘endurecer’ negociações. A entrada do agente no negócio irritou a cúpula do Flamengo, que entende que a influência do profissional tem atrapalhado as conversas.
Filipe Luís nunca escondeu que tem o sonho de trabalhar na Europa. Por isso, um vínculo longo com o Flamengo poderia atrapalhar esse projeto do treinador. A ideia do Rubro-Negro é assinar com o treinador até o fim de 2027, ou seja, dois anos de vínculo.
Por outro lado, Filipe Luís ainda não tem licença para dirigir nas principais ligas do planeta. Além disso, a temporada europeia está na metade. Portanto, o treinador não deve aceitar propostas do continente neste início de ano para pegar um trabalho em andamento.
O Flamengo já tem planos B e C para um possível fracasso na renovação de Filipe Luís. Um dos nomes na mira é Artur Jorge, ex-Botafogo e atualmente no futebol do Catar. Em rápida passagem no Brasil, o português ganhou o Brasileirão e a Libertadores em 2024.









































