Jogada10
·10 febbraio 2026
Reta final dos Estaduais tem dramas de gigantes e surpresas no topo

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·10 febbraio 2026

Nesta segunda-feira (9), o futebol brasileiro vive um momento de definição com o afunilamento das primeiras fases dos campeonatos estaduais. Por conseguinte, a rodada do fim de semana trouxe alívio para algumas torcidas e desespero para outras. Enquanto potências confirmaram o favoritismo, gigantes tradicionais, como Santos e Atlético, iniciam a semana fazendo contas complexas para evitar um vexame histórico. A seguir, apresentamos o panorama atualizado de cada competição pelo país.
Primeiramente, no Rio de Janeiro, o Fluminense confirmou sua superioridade técnica na primeira etapa. Com isso, o Tricolor conquistou a Taça Guanabara ao somar 15 pontos, garantindo a melhor campanha. Consequentemente, Flamengo e Vasco, que chegaram à última rodada ameaçados pelo quadrangular do rebaixamento, venceram seus jogos e asseguraram a classificação.
Agora, as quartas de final reservam um confronto eletrizante: Botafogo e Flamengo medirão forças em jogo único, enquanto o Fluminense encara o Bangu. Já o Vasco enfrenta o Volta Redonda no próximo sábado (14).

Fluminense é o campeão da Taça Guanabara – Foto: Marcelo Gonçalves / FFC
Simultaneamente, em São Paulo, o Novorizontino protagoniza a maior surpresa da temporada. Isso porque a equipe do interior lidera a classificação geral com 16 pontos, superando os orçamentos milionários da capital. Além dele, Palmeiras, Bragantino e Portuguesa já estão garantidos na próxima fase. Todavia, o clima é de tensão absoluta na Vila Belmiro. Atualmente, o Santos ocupa a 10ª posição e não depende mais de si. Para avançar, o Peixe precisa vencer o Velo Clube na última rodada e ainda torcer por tropeços de rivais diretos.

Santos não depende apenas de si no Paulistão – Foto: Raul Baretta/ Santos FC.
Em Minas Gerais, a situação do Atlético é a mais delicada entre os grandes. Visto que o regulamento classifica apenas os líderes de chave e o melhor segundo colocado geral, o Galo corre sério risco de eliminação. Nesse contexto, sendo apenas o vice-líder de seu grupo e perdendo nos critérios para o North, o time precisa vencer fora de casa e torcer contra os adversários. Em compensação, o Cruzeiro venceu o clássico recente, assumiu a liderança de sua chave e respira aliviado rumo às semifinais.

Galo de Sampaoli pode ser eliminado do Mineiro – Foto: Pedro Souza / Atlético
No Sul, o cenário é de maior estabilidade para os favoritos. De antemão, Internacional e Grêmio já carimbaram o passaporte para as semifinais, juntamente com Ypiranga e Juventude. Os quatro fazem as semifinais em jogos de ida e volta. O Inter joga contra o Ypiranga, com a volta no Beira-Rio. O Grêmio enfrenta o Juventude, que se classificou de forma dramática nesta segunda-feira. Mas a vantagem é do Juventude, que tem melhor campanha e por isso joga a segunda partida em casa.

Dupla Gre-nal está mais tranquila – Foto: Ricardo Duarte / Internacional
No Nordeste, o Bahia lidera a competição com folga, somando 19 pontos. Enquanto isso, o Vitória segue na perseguição, ocupando a terceira colocação. Porém, a preocupação recai sobre o Atlético-BA, que vive um drama na zona de rebaixamento com apenas dois pontos.
No Paraná, as semifinais já estão desenhadas com duelos de peso entre equipes das Séries A e B. Dessa forma, o Athletico-PR enfrentará o Londrina, ao passo que o Coritiba medirá forças com o Operário-PR. Infelizmente, o Galo Maringá já teve seu rebaixamento decretado no torneio da morte.
Em Pernambuco, a lógica prevaleceu na fase decisiva. Vale lembrar que Sport e Náutico avançaram direto às semifinais por terem as melhores campanhas. Já Santa Cruz e Retrô eliminaram seus adversários na segunda fase e completaram o chaveamento.
Em Santa Catarina, as zebras passearam nas quartas de final. Surpreendentemente, Avaí e Criciúma foram eliminados precocemente, abrindo caminho para semifinais alternativas. Assim, a Chapecoense enfrentará o Brusque, enquanto o Camboriú duelará contra o Barra.
No Ceará, não houve espaço para surpresas. Portanto, Fortaleza e Ceará confirmaram o favoritismo e estão nas semifinais. Agora, o Tricolor enfrentará o Ferroviário, e o Vozão terá o Floresta pela frente em jogos de ida e volta.
Em Goiás, o mata-mata começa nesta semana. Neste momento, as quartas de final apresentam confrontos equilibrados, com destaque para Goiás x CRAC e Vila Nova x Anápolis. Além disso, o Atlético-GO enfrentará a Abecat em busca da vaga na semi.
Por fim, o Campeonato Paraense vive dias de equilíbrio total no topo da tabela. Após o empate em 1 a 1 no clássico Re-Pa disputado neste domingo (8), o Clube do Remo manteve a liderança com 8 pontos. Contudo, o Leão Azul é seguido de perto pelo surpreendente Cametá, que possui a mesma pontuação e perde apenas no critério de desempate. Logo atrás, aparece o Paysandu, com 7 pontos, na terceira colocação. Em contrapartida, a lanterna está nas mãos do Bragantino-PA, que somou apenas 1 ponto em quatro jogos e vive drama contra o rebaixamento.









































