Retorno precoce? Gustavo Asmar faz alerta sobre Pedro | OneFootball

Retorno precoce? Gustavo Asmar faz alerta sobre Pedro | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·30 marzo 2025

Retorno precoce? Gustavo Asmar faz alerta sobre Pedro

Immagine dell'articolo:Retorno precoce? Gustavo Asmar faz alerta sobre Pedro

O Flamengo abriu sua caminhada no Campeonato Brasileiro neste último sábado (29), com um empate em 1 a 1 com o Internacional, e a alta quantidade de gols perdidos gerou um questionamento a Filipe Luís.

Camisa 9 e maior fonte de gols da equipe nos últimos anos, o atacante está em estágio final de recuperação após lesão grave no joelho, com ruptura de ligamento. E o treinador confirmou que espera tê-lo em abril.


OneFootball Video


O ortopedista Rodrigo Asmar, então, questionou o prazo de retorno do atacante e ressaltou os perigos por trás de um retorno precoce a um esporte de alta intensidade.

"Retorno de Pedro aos campos com 7 meses: vale o risco? Vou trazer os dados de dois grandes artigos científicos sobre este tema", disse Gustavo.

Rodrigo, então, apresentou um estudo que pede prazos de recuperações maiores, explicando que, além do tempo de ausência, há a necessidade de se preocupar com novas lesões no retorno.

"Segundo o estudo da Grindem et al. (2016), cada mês que o retorno ao esporte é adiado, até os 9 meses, reduz em 51% o risco de uma nova lesão. Para cada 1% de melhora na simetria de força entre os membros inferiores, o risco de relesão cai em 3%", explicou.

O médico ainda chamou atenção para o fato de que o risco de uma lesão de retorno em jogadores abaixo de 25 anos é ainda maior. Pedro, no entanto, já completou 27.

"Ou seja, não é só o tempo que importa. É o tempo mais os critérios objetivos de força e controle neuromuscular. Mas a verdade é dura: atletas com menos de 25 anos têm risco de até 23% de uma relesão", afirmou.

O médico admitiu que, em casos mais graves (como o de Pedro), não costuma liberar os pacientes para o retorno com menos de nove meses. A lesão do atacante foi em setembro, ou seja, completará sete meses em abril.

"Se voltar antes da hora, esse risco é ainda maior. Na minha prática clínica, amparado por estes dados, não libero retorno ao esporte antes dos 9 meses, mesmo com bons testes físicos. A segurança vem em primeiro lugar", prosseguiu.

Por fim, Rodrigo votou a ressaltar o tempo de recuperação do jogador e fechou o questionamento com uma pergunta: "Pedro está com 7 meses. Mas será que ele está pronto?".

Após o primeiro jogo no Campeonato Brasileiro, o Flamengo se prepara para uma nova estreia — desta vez, na Libertadores. O jogo está marcado para a próxima quinta-feira, contra o Deportivo Táchira-VEN, fora de casa.

Visualizza l' imprint del creator