Retrospectiva 2025: Fluminense vive temporada de altos e baixos | OneFootball

Retrospectiva 2025: Fluminense vive temporada de altos e baixos | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Jogada10

Jogada10

·28 dicembre 2025

Retrospectiva 2025: Fluminense vive temporada de altos e baixos

Immagine dell'articolo:Retrospectiva 2025: Fluminense vive temporada de altos e baixos

O Fluminense iniciou a temporada querendo fazer bem diferente, já que fez um ano frustrante em 2024, quando lutou contra o rebaixamento. Em ano em que o time teve três técnicos, o Tricolor fez um Campeonato Carioca apático – mesmo chegando à final– , mas entrou para história no Mundial de Clubes ao chegar na semifinal. Entretanto, amargou eliminação na acessível Sul-Americana e queda na semifinal na Copa do Brasil para o Vasco. No entanto, no fim, conquistou vaga direta para Libertadores 2025, um dos objetivos do clube. Veja com o Jogada10, então, a retrospectiva do ano do Fluminense.

Por conta da participação nas competições, o Fluminense fechou a temporada com um faturamento de R$ 374,2 milhões em premiações em 2025. Os números superam 2023, quando o Flu conquistou a Libertadores 2023, ficou em sétimo no Brasileirão, caiu nas oitavas da Copa do Brasil e foi vice-campeão do Mundial e somou R$ 194 milhões.


OneFootball Video


Campanhas

Estadual: vice-campeão do Carioca Sul-Americana: quartas de final Copa do Brasil: semifinal Brasileirão: 5º colocado (classificado de forma direta para Libertadores) Mundial de Clubes: semifinal

Chegadas e saídas

Com objetivo de mudar o panoarama de 2024, o Fluminense foi bem ativo na primeira janela de transferências, ainda sob o comando de Mano Menezes. O clube anunciou o goleiro Marcelo Pitaluga, o lateral Renê, os zagueiros Juan Freytes e Kayky Almeida, os volantes Hércules e Otávio, o meia Lezcano e os atacantes Canobbio, Lavega, Paulo Baya e Everaldo.

Os 11 reforços chegaram após a saída de uma barca com 12 jogadores que terminaram a temporada no elenco principal. Marquinhos, Felipe Alves, Felipe Melo, Diogo Barbosa, Gabriel Pires, Lucumí, John Kennedy, Isaac, Esquerdinha, Kauã Elias e Felipe Andrade deixaram o clube.

Mano resiste até 1ª rodada do Brasileirão…

Immagine dell'articolo:Retrospectiva 2025: Fluminense vive temporada de altos e baixos

Mano Menezes comandou o Fluminense até a 1ª rodada do Brasileiro – Foto: Marcelo Gonçalves/FFC

Por ajudar o Fluminense a permanecer na elite do futebol nacional, a diretoria decidiu deixar Mano Menezes no comando técnico para 2025. O início do ano foi sem sustos para o Tricolor, que conseguiu chegar à final do Campeonato Carioca. No entanto, até lá, as atuações do time não eram as esperadas, e acabou sofrendo críticas da torcida.

Pressionado por vitória, o Fluminense estreou no Campeonato Brasileiro fora de casa contra o Fortaleza. O time teve uma das piores atuações do ano, especialmente, pela falta de criatividade no segundo tempo. Assim, perdeu por 2 a 0, e depois do jogo foi demitido. Ao todo, esteve à frente do time em 46 jogos. Foram 20 vitórias, 13 empates e 13 derrotas.

Poucos dias depois, o Fluminense anunciou Renato Gaúcho. Foi a sétima passagem pelo comando do Tricolor. Antes de 2025, as anteriores ocorreram em 1996, 2002-03, 2003, 2007-08, 2009 e 2014. Ele não saberia que iria fazer história com o clube no Mundial de Clubes.

História no Mundial de Clubes

Immagine dell'articolo:Retrospectiva 2025: Fluminense vive temporada de altos e baixos

Fluminense eliminou a Inter de Milão do Mundial de Clubes – Foto: Marcelo Gonçalves/FFC

Com Renato Gaúcho, o Fluminense conseguiu ter atuações consistentes e se manteve bem no Campeonato Brasileiro antes do Mundial de Clubes. Em 17 jogos antes da competição, o time tricolor perdeu apenas três jogos. Mesmo sabendo das dificuldades e diferenças entre os clubes europeus, o Flu foi animado para competição.

O ápice do time, sem dúvidas, foi no Mundial de Clubes. Logo na estreia contra o Borussia Dortmund, a equipe foi superior do início ao fim e poderia sair com a vitória. Um dos lances inacreditáveis foi com Everaldo, que não chutou ao gol. Posteriormente, venceu o Ulsan Hyundai por 4 a 2, em jogo de viradas e dramático. No fim da fase de grupos, o Tricolor empatou por 0 a 0 com Mamelodi Sundowns e avançou às oitavas.

Nas oitavas de final, o Fluminense pegou a vice-campeão da Champions League, a Inter de Milão. E o Tricolor se impôs na defesa e de forma ofensiva e venceu por 2 a 0, com gols de Cano e Hércules. Foi o único time sul-americano a mandar uma equipe europeia para casa. Em seguida, o time comandado por Renato venceu o Al-Hilal, que eliminou nada menos que Real Madrid na fase anterior. Martinelli e Hércules garantiram a classificação. Na semifinal, o Flu, entretanto, perdeu por 2 a 0 para o Chelsea, com dois gols de João Pedro, cria de Xerém. O time inglês, aliás, conquistou o troféu da competição.

Queda precoce na Sula, e Renato “cansa” de críticas

Immagine dell'articolo:Retrospectiva 2025: Fluminense vive temporada de altos e baixos

Renato pediu demissão do Fluminense – Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC

Após a disputa do Mundial de Clubes, o Fluminense teve uma queda de rendimento grande. O time emplacou quatro derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro. Apesar disso, nos trancos e barrancos, o Flu conseguiu avançar na Sul-Americana e Copa do Brasil ao bater o América de Cali, Internacional e Bahia, respectivamente. No entanto, o técnico Renato Gaúcho sofria críticas por conta da falta de evolução do time a cada jogo. Além disso, questioamentos sobre contratações de Soteldo, Lavega e Lezcano. A falta de paciência nas coletivas era evidente no treinador.

A gota d’água aconteceu na eliminação nas quartas de final para o Lanús, da Argentina, no Maracanã. Após perder o primeiro jogo, o Flu teria que vencer por dois gols de diferença, mas ficou apenas no empate por 0 a 0. O time, assim, recebeu vaias da torcida, que entendia que o título do torneio era bem acessível por conta dos times. E, de fato, tinha condições de levantar a taça.

“Eu nem deveria estar falando isso com vocês, quem vai se manifestar é o presidente. Mas essas perguntas todas, de alguns gênios da internet, muita gente vai atrás desses gênios”, disse o treinador ao anunciar demissão.

Zubeldía assume e conquista objetivo

Após Renato Gaúcho deixar o cargo, o Fluminense correu atrás e contratou o argentino Luis Zubeldía. O Tricolor voltou a ter um treinador estrangeiro após 28 anos. O seu primeiro jogo foi no clássico contra o Botafogo, e o time conquistou uma vitória muito importante já que o Flu amargava uma sequência negativa contra o rival. Mais para frente, Zubeldía também faturou três pontos contra o Flamengo, no Maracanã. Partida ficou marcada por golaço de Lucho Acosta e falha bisonha de Rossi. Diante do Vasco, perdeu o primeiro jogo da semifinal, mas venceu a partida de volta. No entanto, nos pênaltis não conseguiu a classificação para final.

Immagine dell'articolo:Retrospectiva 2025: Fluminense vive temporada de altos e baixos

Zubeldía chega- Foto: Marcelo Gonçalves/FFC

Em 18 partidas sob o comando técnico do Fluminense, Zubeldía venceu 11 vezes, empatou três e perdeu apenas quatro jogos. Além disso, sob o seu comando, o Flu terminou o ano com 100% de aproveitamento em 10 jogos. Ele saiu de 2025 com grande prestígio e vai seguir para a próxima temporada. O argentino, portanto, terá papel fundamental na montagem do elenco para o ano que vem para indicar nomes e definir a saída de jogadores que não estão nos planos para a próxima temporada.

Por fim, o treinador também conseguiu biliscar o principal objetivo na temporada: vaga direta para Libertadores. O feito aconteceu na última rodada do Brasileirão após vitória sobre o Bahia, no Maracanã. O Tricolor volta à competição após ficar fora em 2025.

Novo presidente

No dia 29 de novembro, Mattheus Montenegro foi eleito o presidente do Fluminense. A chapa “Clube que orgulha o Brasil”, que tem Ricardo Tenório como vice-presidente geral, saiu vencedora na eleição, na sede de Laranjeiras, e vai dirigir o clube no triênio 2026/27/28. Mattheus Montenegro e Ricardo Tenório receberam 3.282 votos, contra 1.295 da chapa “O Fluminense tem pressa”, de Ademar Arrais e Adyr Tourinho. Foram 12 brancos e 30 nulos.

O novo mandatário será responsável por conduzir a reformulação do elenco, a questão da SAF para próxima temporada e montar um elenco competitivo para 2026. Ele tomou posse no dia 19 de dezembro, nas Laranjeiras.

Um parágrafo à parte para o falecimento de Celso Barros. Ele era pré-candidato à presidência do Fluminense para o triênio 2026-2028. Ele teve um infarto fulminante, justamente o dia limite para homologação das chapas. O clube fez questão de velar o corpo de Celso nas Laranjeiras.

Fim frustrante

A equipe tricolor chegou à semifinal da Copa do Brasil com grande expectativa, já que vinha em melhor sequência do que o rival Vasco. Na primeira partida, o Tricolor saiu na frente, mas cometeu vacilos e permitiu a virada nos minutos finais por 2 a 1, no Maracanã. O time fez um bom primeiro tempo, porém caiu muito na etapa final. Assim, saiu em desvantagem para o segundo jogo.

No duelo decisivo, o Fluminense até venceu no tempo regulamentar por 1 a 0 e levou o jogo para os pênaltis. Um acréscimo para a grande atuação do goleiro Fábio. Na disputa na marca da cal, John Kennedy e Canobbio erraram as cobranças, o que levou o Vasco à final da Copa do Brasil. Foi mais uma eliminação dolorida, já que tinha condições de conquistar a classificação.

Adeus de Thiago Silva

Immagine dell'articolo:Retrospectiva 2025: Fluminense vive temporada de altos e baixos

Thiago Silva assinou rescisão com o Fluminense – Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense

Após queda na semifinal da Copa do Brasil e fim de temporada, o zagueiro Thiago Silva, que tinha contrato até o meio de 2026, assinou rescisão com o Fluminense. Ele optou por ficar mais perto da família, que reside em Londres, e acertou sua ida para o Porto, de Portugal. Parte da torcida tricolor não gostou da tomada de decisão do jogador.

Formado nas categorias de base do Tricolor, Thiago encerra sua segunda passagem pela equipe profissional do Fluminense. O zagueiro retornou ao Fluminense em 2024. Em sua segunda passagem, ajudou clube a permanecer na Série A do Brasileirão em 2024 e chegar à semifinal da Copa do Mundo de Clubes e Copa do Brasil em 2025, além de garantir a vaga direta para a Libertadores em 2026.

Planejamento 2026

Diante do fim da temporada, o Fluminense já começa a se movimentar no mercado da bola. O Tricolor já acertou com Jemmes, que estava no Mirassol e falta apenas a assinatura de contrato. Além dele, o Flu está muito perto de fechar a contratação de Guilherme Arana, do Atlético. Além disso, o clube ainda sonha com Nino, do Zenit, que dificulta saída do atleta.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  TwitterInstagram e Facebook.

Visualizza l' imprint del creator