MundoBola Flamengo
·1 dicembre 2025
Retrospecto completo: Corinthians x Fortaleza - História e duelos marcantes

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·1 dicembre 2025

Acostumados a se encontrarem nos últimos anos, Corinthians e Fortaleza fazem um confronto de proporções ainda jovens em termos de números no futebol brasileiro. Mas se engana que os primeiros duelos foram há pouco tempo: o embate começa em 1973, pelo Brasileirão daquele ano.
Pensando nisso, o MundoBola traz o retrospecto completo do confronto, incluindo os números históricos, jogos marcantes e como foi o último embate entre os dois, considerando todas as competições oficiais do calendário.
O primeiro jogo oficial entre os dois na história, aliás, não teve vencedor. No Ceará, Fortaleza e Corinthians empataram em 1 a 1, pelo Brasileirão de 1973. A primeira vitória seria do Leão, na edição do ano seguinte, enquanto o Timão levaria a melhor no torneio de 1975 pela primeira vez.
Até hoje, Corinthians e Fortaleza só se enfrentaram por Brasileirão, Série B, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. E a vantagem no retrospecto histórico é do Timão, que venceu 20 vezes e perdeu apenas sete. Os dois times ainda empataram dez vezes ao longo da história. Os paulistas marcaram 59 vezes e sofreram 30.
A artilharia do confronto é dividida por quatro jogadores: Yuri Alberto, Yago Pikachu, Geraldão e Mauro Boselli, com três gols para cada. A média dos dois últimos é a melhor, porém, já que também só jogaram três vezes. André Santos, Igor Coronado, Abuda, Rosinei, Geraldino, Romeu Cambalhota, Mazinho Lima, Zenon e Romarinho têm dois.
Corinthians e Fortaleza se encontraram principalmente no Brasileirão, com duas eliminatórias na Copa do Brasil e outras duas na Sul-Americana. Nesta última, o encontro aconteceu por dois anos seguidos: 2023 e 2024 — com uma classificação para cada lado.
Na semifinal de 2023, Corinthians e Fortaleza empataram o primeiro jogo em 1 a 1, enquanto o segundo terminou em 2 a 0 para o Leão. Na final, o time nordestino perderia na decisão de pênaltis para a LDU e amargaria o vice-campeonato.
Um ano depois, porém, veio a vingança do Corinthians. Nas quartas de final, o Timão não deu nenhuma brecha e venceu logo na ida, por 2 a 0. Na volta, meteu um sonoro 3 a 0 e consumou o 5 a 0 no agregado. O time também cairia na fase seguinte, para o Racing-ARG — que seria campeão sobre o Cruzeiro.
Outro jogo que pode entrar na lista, claro, é a maior goleada do confronto. E ela pertence ao Corinthians: no Brasileirão de 2006, o Timão fez 4 a 0 em pleno Pici, com gols de Renato Ribeiro, Roger, César e Wilson. O Fortaleza seria rebaixado naquele ano.
O embate mais recente entre Corinthians e Fortaleza, entretanto, trouxe bem mais equilíbrio. Pela 18ª rodada do Brasileirão 2025, o Leão foi à Neo Química Arena e quase cometeu o crime sobre o time da casa: Breno Lopes abriu o placar logo aos seis minutos, e o jogo seguiu assim até os acréscimos.
Aos 49 minutos, porém, André Carrillo salvou a pátria do Timão e igualou a contagem no último suspiro de jogo. Vale ressaltar que o time paulista havia economizado o time titular naquele jogo.









































