MundoBola Flamengo
·1 dicembre 2025
Retrospecto completo: São Paulo x Internacional - História e duelos marcantes

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·1 dicembre 2025

Camisas pesadas do futebol brasileiro e com peso no cenário sul-americano, São Paulo e Internacional fazem confronto de décadas e que já decidiu até Libertadores da América. Desde que encararam pela primeira vez, no Robertão de 1967, paulistas e gaúchos construíram um retrospecto de extremo equilíbrio.
Pensando nisso, o MundoBola traz o retrospecto completo do confronto, incluindo os números históricos, jogos marcantes e como foi o último embate entre os dois, considerando todas as competições do calendário.
O primeiro jogo oficial na história entre São Paulo e Internacional teve mando dos gaúchos, no Robertão de 1967, e terminou vencido pelo Colorado por 1 a 0. O Tricolor só triunfaria pela primeira vez no oitavo embate entre os dois, em 1973, também no Rio Grande do Sul, por 2 a 1.
Contabilizando jogos oficiais, São Paulo e Internacional se encararam por Brasileirão, Libertadores, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana, Robertão e Torneio Heleno Nunes. Foram 83 jogos no total, com 30 vitórias do Tricolor e 28 derrotas, além de 25 empates. O São Paulo fez 102 gols; o Inter, 94.
Ninguém marcou mais gols no confronto que o ex-atacante Fernandão, com seis em 13 partidas (defendendo os dois lados). Rafael Sóbis, Luciano e Leandro Damião aparecem a seguir, com cinco cada, enquanto Mirandinha e Serginho Chulapa fizeram quatro. Dodô, Escurinho, Alecsandro, Leandro Machado, Aloísio, França, Yuri Alberto, Valdomiro e Nilmar têm três.
São Paulo e Internacional já fizeram eliminatórias importantes de Campeonatos Brasileiros, em seus diversos formatos, e seguem como adversários diretos na era dos pontos corridos. Mesmo assim, nada se aproxima da Libertadores de 2006 — que terminou mal para o Tricolor.
Em época com final disputada em ida e volta, o Internacional venceu por 2 a 1 no Morumbi e forçou o São Paulo a correr atrás no Beira-Rio. O 2 a 2 não foi suficiente, porém, e coroou o título inédito para a equipe gaúcha.
A escalação do São Paulo no segundo jogo daquela decisão tinha Rogério Ceni; Fabão, Edcarlos e Lugano; Júnior, Richarlyson, Danilo, Souza e Mineiro; Aloísio Chulapa e Leandro. Entraram Lenílson, Alex Dias e Thiago Ribeiro, e o técnico era Muricy Ramalho.
Naquele ano, os dois times também disputaram ponto a ponto o título do Brasileirão. Dessa vez, foi hora de o São Paulo comemorar, já que a equipe superou o Internacional por oito pontos (78 a 69) e conquistou o Brasileirão daquele ano com 22 vitórias, 12 empates e apenas quatro derrotas em 38 jogos.
Na última vez que se enfrentaram, São Paulo e Internacional entravam em campo pela 18ª rodada do Brasileirão. O time paulista vivia momento positivo com o técnico Hernán Crespo e ia ao Beira-Rio com o objetivo de manter a série em alta. O Colorado já sofria o declínio do fim de trabalho de Roger Machado.
Com isso, o São Paulo se impôs no Beira-Rio e abriu 2 a 0, com gols de Arboleda e Bobadilla. Aos 44 minutos do segundo tempo, Bruno Tabata até diminuiu de pênalti para o Internacional, mas não impediu a derrota em casa.









































