Papo na Colina
·9 settembre 2025
Retrospecto desfavorável pode pesar para o Vasco no Nilton Santos

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·9 settembre 2025
Após o empate em 1 a 1 no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, em São Januário, o Vasco terá pela frente um novo capítulo do Clássico da Amizade nesta quinta-feira, no Estádio Nilton Santos. A bola rola às 21h30, e o vencedor garante vaga na semifinal da competição.
Vegetti e Léo Pelé comemoram vitória do Vasco sobre o Fluminense no Nilton Santos em 2024 — Foto: Lucas Figueiredo/Getty Images
O duelo marca a 71ª partida do Cruz-Maltino no estádio inaugurado em 2007. Até aqui, o retrospecto vascaíno no local é equilibrado: 26 vitórias, 17 empates e 27 derrotas, com um aproveitamento de 45%. A estatística considera também confrontos contra outras equipes, como na atual temporada, quando o Vasco venceu o Nova Iguaçu por 3 a 0 pela segunda fase da Copa do Brasil.
Quando o assunto é clássico contra o Botafogo, os números são um pouco menos favoráveis. No Nilton Santos já foram realizados 29 confrontos, com 13 vitórias alvinegras, 10 cruz-maltinas e seis empates — aproveitamento de 41% para o Vasco.
Vitórias do Vasco sobre o Botafogo no Nilton Santos:
A goleada inesquecível de 2010
Entre os 10 triunfos vascaínos no Nilton Santos, um permanece vivo na memória da torcida. Em 24 de janeiro de 2010, o Vasco aplicou um sonoro 6 a 0 no rival, com atuação de gala de Dodô, que marcou três vezes, e os dois primeiros gols como profissional de Philippe Coutinho, então uma jovem promessa. Pelo lado do Botafogo, aquele jogo ficou marcado pela estreia de Loco Abreu.
A goleada foi a segunda maior do Vasco no clássico — atrás apenas do 7 a 0 de 2001, em São Januário.
Foto: Leandro Amorim/Vasco
Nesta quinta-feira, o Nilton Santos será novamente o palco de um jogo decisivo entre os rivais. Em caso de novo empate no tempo normal, a vaga será definida nos pênaltis.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News